O Governo do Estado acaba de trazer um novo investimento para Baixo Guandu, entregando esta semana um veículo moderno para o Posto Avançado dos Bombeiros (PAB), zero quilômetro, no valor exato de R$ 1.438.958,00.
O novo veículo vai atender melhor ao PAB, unidade guanduense que também serve de apoio aos municípios de Itarana e Itaguaçu. O carro pode transportar até seis bombeiros, possui tanque com capacidade para 4 mil litros e é equipado com materiais hidráulicos e de salvamento, muito eficientes no atendimento às ocorrências diárias, incluindo acidentes de trânsito.
Na entrega do novo veículo dos bombeiros, foi anunciado também que o Governo do Estado já está em fase de licitação para construir a sede própria da corporação em Baixo Guandu, em terreno localizado no centro, próximo ao antigo Sesp.
Duas inaugurações
O Posto Avançado dos Bombeiros de Baixo Guandu foi inaugurado no dia 28 de dezembro de 2020, pelo ex-prefeito Neto Barros, em uma área adaptada no polo industrial da cidade. Ali ficou concentrada também as atividades locais da Defesa Civil. Na inauguração os bombeiros chegaram a fazer, na solenidade, demonstrações de desencarceramento de vítimas de acidentes e no combate a incêndios.
A chegada do Corpo de Bombeiros à cidade foi muito festejada, em 2020, porque tratava-se de uma antiga reivindicação da comunidade, incluindo o comércio e a indústria locais.
A vinda dos bombeiros foi tão festejada que o prefeito atual de Baixo Guandu, Lastênio Cardoso, resolveu no começo de 2021 fazer uma nova inauguração daquela unidade. Retirou a placa comemorativa instalada pelo ex-prefeito Neto Barros e colocou outra, como se os bombeiros fosse uma conquista da sua gestão.
O importante, no entanto, é que os bombeiros estão realizando um excelente trabalho em Baixo Guandu, tendo atendido em pouco mais de 3 anos, a centenas de ocorrências na região.