O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou esta semana a previsão do tempo para novembro em todo o país. No Espírito Santo, deve chover no mês uma quantidade acima da média histórica, com possibilidade de 200mm de precipitações entre hoje até o dia 30. Confira a previsão do Inmet para novembro, em todo o país:
Região Norte e Nordeste
Na Região Norte, a previsão é de chuva abaixo da média para a faixa que abrange os estados de Roraima, Amapá, centro norte do Amazonas e do Pará, Tocantins e grande parte da Região Nordeste. Os volumes previstos são inferiores a 80 milímetros (mm).
Região Sul, Sudeste e Centro-Oeste
Em grande parte das regiões Centro-Oeste e Sudeste, a previsão indica chuva acima da média e a volta da chuva em áreas do sudeste de Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e Espírito Santo. Os volumes previstos podem superar 200 mm.
Para a Região Sul, a previsão é de chuva acima da média em todo o território. Os volumes previstos podem ficar acima de 160 mm no oeste do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Impacto do tempo na safra; confira a previsão
Em áreas do Matopiba, os baixos volumes de chuva previstos ainda vão manter os níveis de água no solo baixos.
Já em grande parte do Brasil Central, o retorno gradual das chuvas será importante para a recuperação do armazenamento de água no solo.
Em áreas de MS, SP e MG e GO, a umidade no solo será suficiente para atender as fases iniciais da safra 23/24.
Na Região Sul, os níveis de água no solo podem continuar elevados e beneficiar as fases iniciais dos cultivos de primeira safra.
Contudo, em algumas áreas o excesso de chuva pode resultar em excedente hídrico e encharcamento do solo.
Temperatura em novembro
A previsão também indica que as temperaturas médias devem ficar acima da média em grande parte do país, principalmente em áreas de Mato Grosso, Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí e oeste da Bahia, onde as temperaturas médias podem superar 28ºC.
Vale ressaltar que a ocorrência de dias consecutivos com chuva nas regiões Sul e Sudeste pode amenizar as temperaturas, chegando a valores inferiores a 24°C.