A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) preparou para hoje, e amanhã , dois eventos para celebrar os 70 anos da implantação de um programa pioneiro em toda a América Latina, a adição de flúor no sistema de água tratada distribuída à população, que posteriormente se espalhou pelo mundo.
E exatamente Baixo Guandu foi a cidade escolhida para receber o benefício, em outubro de 1953, através da Fundação Especial de Saúde Pública (SESP), uma vez que o sistema de distribuição e tratamento de água, já naquela época, reunia todas as condições para a fluoretação.
A adição do flúor na água distribuída à população possui uma característica importante: tem eficiência comprovada na prevenção da cárie na população infantil. Baixo Guandu foi , a partir de 1953, alvo de vários estudos que comprovaram esta eficácia.
Comemoração
A Sesa vai fazer hoje no Palácio Anchieta, em Vitória, para celebrar os 70 anos da fluoretação da água, uma solenidade comemorativa às 9h30m, seguida de uma oficina, às 13h30m, com o tema “Fluoretação da Água de Abastecimento Público: celebração dos 70 anos e as perspectivas no Espírito Santo e no Brasil”.
Amanhã, quarta-feira, as comemorações continuam em Baixo Guandu , às 10 horas, com uma visita às instalações da Estação de Tratamento de Água local, onde será descerrada uma placa comemorativa aos 70 anos de fluoretação.