A cidade de Baixo Guandu terá um sistema de captação alternativa de água bruta, no rio Guandu, que será interligado à estação de tratamento do SAAE, permitindo o tratamento e distribuição à população.
A pedido do Folha1, a Fundação Renova divulgou ontem uma nota oficial, onde informa que as obras foram iniciadas em dezembro de 2022 e deverão ser entregues até no último trimestre de 2023.
Embora a nota da Fundação Renova não esclareça o valor do investimento e nem o local da obra, tudo indica que este sistema alternativo está sendo construído nos fundos do antigo Cine Alba. No local existe há semanas um tapume que revela a existência de algum tipo de serviço sendo ali realizado.
Rio Doce
Atualmente a captação da água consumida em Baixo Guandu é feita no rio Doce, mas entre 2015 e 2018 o SAAE utilizou as águas do rio Guandu para o tratamento. A mudança na captação aconteceu de forma emergencial em novembro de 2015, quando ocorreu o rompimento da barragem de Fundão, em Mariana, que despejou lama tóxica no rio Doce.
Esta providência permitiu que a cidade não tivesse o fornecimento de água completamente interrompido, garantindo o abastecimento mesmo em condições provisórias.
A nota da Fundação Renova que relata a construção do sistema alternativo de captação de água no rio Guandu é a seguinte:
A Fundação Renova, em atendimento ao Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC), iniciou a implantação do sistema de captação alternativa de água bruta, denominado Adutora Rio Guandu, que será interligada à Estação de Tratamento de Água (ETA) do SAAE de Baixo Guandu, com o objetivo de fornecer uma captação alternativa de água ao município.
A Fundação iniciou a execução das obras do empreendimento, de acordo com as normas e padrões técnicos, em dezembro de 2022. A previsão é de que as obras sejam concluídas no último trimestre de 2023.
Vejo, que nesses 7 anos, de tragédia Ambiental , a Vale pouco fez ,,aos atingidos , mto lento, descaso.
A Bacia do Rio Doce,nunca será mesma ,sem condições de jamais ser utilizada, e tdo ano teremos
enchentes.,devido impacto do
Rio, com carga incalculável da lama de minério.Rio Poluindo, temos de comprar Água, e mais água, nesses 7 anos,. Vale Nós devem, é mto,, pelo impacto,pelo Emocional, monetário., usa a maioria das cidades, usufruindo transporte Ferroviário.
Sem razão,de desculpas