Quem passa em Baixo Guandu pela avenida 10 de Abril, vê há quase dois anos uma belíssima obra concluída, mas que não é entregue à população.
Trata-se do novo Mercado Municipal, obra 90% realizada durante a gestão do ex-prefeito Neto Barros, mas agora abandonada, depois de concluída ainda no primeiro semestre de 2021.
O prefeito Lastênio Cardoso já anunciou em duas oportunidades a entrega do novo Mercado Municipal, porém não cumpriu a promessa. Resultado: o prédio está lá, mas a permanecer esta situação, pode já estar precisando de algum tipo de reparo para começar a funcionar – afinal já se aproxima 2 anos desde o fim das obras.
Picuinha
O problema que envolve o Mercado Municipal de Baixo Guandu é resultado da picuinha política entre o prefeito Lastênio Cardoso e o ex-prefeito Neto Barros, que desde 2004 se revezam no poder Executivo do município.
Foi assim com a praça São Pedro, que também foi entregue 90% pronta por Neto Barros em dezembro de 2020, porém o novo prefeito Lastênio mudou o projeto e gastou mais R$ 1,1 milhão para concluir a obra . A praça poderia estar concluída em março de 2021, mas só foi entregue no final de 2022.
Quanto ao Mercado Municipal, também já poderia ter sido entregue no primeiro semestre de 2021. De novo o prefeito Lastênio Cardoso resolveu alterar o projeto original e a obra atrasou, porém mesmo depois de mais de 1 ano concluída, continua abandonada pela atual gestão.
No Mercado o atual prefeito mudou a pintura interna, colocando as cores que sempre caracterizaram suas gestões. Consta que Lastênio queria também alterar as cores da fachada, mas desistiu depois da repercussão negativa da iniciativa.
Ninguém sabe quando, na realidade, o Mercado Municipal vai ser entregue. O prefeito Lastênio marcou a inauguração duas vezes , não cumpriu e há meses a gestão atual não toca mais no assunto.
Mercado municipal antes da reconstrução:
O projeto:
Fase final de obras: