Uma antiga professora da rede municipal de ensino da cidade de Baixo Guandu faleceu ontem no começo da noite, depois de passar mal e desmaiar durante o desfile da Pátria realizado ao longo da avenida Carlos de Medeiros.
A professora Nora Ney Ortolan, de 61 anos, muito conhecida e querida na cidade, trabalhava atualmente na creche Dona Chica e participava normalmente do desfile, acompanhando as crianças da escola, quando se sentiu mal e desmaiou, pouco antes das 18 horas de ontem.
Ela imediatamente foi amparada por colegas de trabalho e, por coincidência, um ex-aluno dela de 28 anos, Carlos Fernando Costa Soares, passava nas proximidades do local e ajudou no socorro, colocando-a no banco traseiro do seu veículo.
Mesmo estando a menos de 300 metros do Pronto Socorro e sendo imediatamente levada ao local, a professora não resistiu. Chegou desmaiada ao PS e foi atendida de imediato pela equipe médica, que tentou manobras de reanimação cardíaca sem sucesso. A suspeita é de um enfarte, o que pode ser confirmado hoje pelo laudo médico.
O desfile continuou normalmente e poucas pessoas notaram o socorro à professora Nora Ney Ortolan, mas posteriormente quando chegou a notícia do falecimento, aconteceu um clima de muita tristeza entre profissionais de ensino e alunos que participavam do desfile em Baixo Guandu. As aulas estão suspensas hoje na rede municipal de ensino.