...
  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
sexta-feira, maio 2, 2025
  • Entrar
  • Registrar
Folha1
  • Home
  • Baixo Guandu
  • Aimorés
  • Política
  • Sociais
Sem resultados
Veja todos os resultados
  • Home
  • Baixo Guandu
  • Aimorés
  • Política
  • Sociais
Sem resultados
Veja todos os resultados
Folha1
Sem resultados
Veja todos os resultados
Início CASO SAMARCO

Nota da Fundação Renova diz que monitoramento e exames apontam qualidade da água do rio Doce

Nota da Fundação Renova diz que monitoramento e exames apontam qualidade da água do rio Doce
CompartilharEnviar

A Fundação Renova emitiu ontem um posicionamento sobre o monitoramento das águas das águas do rio Doce, garantindo que as condições, hoje, são similares às de antes do rompimento da barragem de Fundão, em Mariana,(MG), que originou o Caso Samarco e é considerado o maior desastre ambiental da história do país.

O posicionamento da Fundação Renova dá conta de que não há restrição, no Espírito Santo, de uso da água em geral e nem para a pesca, reconhecendo, no entanto, que uma ação do Ministério Público Federal proíbe a pesca na região marinha da foz do rio Doce até 20 metros de profundidade, entre Barra do Riacho (Aracruz) e Degredo/Ipiranguinha (Linhares).

Esta nota da Fundação Renova surge num momento interessante, em que um vídeo de um pescador postado esta semana em redes sociais, mostra um peixe da variedade “Caçari”, que estaria com caroços enormes na região da boca e que esta situação seria resultado da poluição águas do rio Doce.

Segue, na íntegra, o posicionamento da Fundação Renova sobre o monitoramento hídrico no rio Doce:

Posicionamento

Monitoramento Hídrico

Os mais de 1,5 milhão de dados coletados anualmente pelo maior programa de monitoramento do país mostram que as condições da água são similares às de antes do rompimento. As informações são armazenadas em um banco de dados e compartilhadas com os órgãos ambientais. Os dados estão disponíveis no portal monitoramento Rio Doce, em forma de gráficos e mapas, sendo possível fazer o download das informações em planilhas. Seis órgãos fazem parte do Grupo Técnico de Acompanhamento (GTA): Agência Nacional de Águas (ANA), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Agência Estadual de Recursos Hídricos do Espírito Santo (Agerh) e Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Espírito Santo (Iema).

Os resultados desse monitoramento demonstram uma tendência de recuperação em toda a região impactada, com a retomada das concentrações dos parâmetros de qualidade da água em níveis históricos.

O Comitê da Bacia Hidrográfica (CBH–Doce) aponta que 80% do esgoto doméstico gerado pelos municípios ao longo da bacia seguem diretamente para o rio, sem nenhum tratamento, poluindo os cursos d’água. Ao mesmo tempo, grande parte dos resíduos sólidos urbanos coletados são dispostos em lixões, ocasionando vários impactos ambientais, como proliferação de vetores, poluição visual, contaminação do solo e dos recursos hídricos , dentre outros.

Pesca

No Espírito Santo, não há restrição para a pesca e usos da água no rio Doce. As outorgas de usos são emitidas pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).

Uma ação proposta pelo Ministério Público Federal, no entanto, proíbe a pesca na região marinha da Foz até 20 metros de profundidade, entre Barra do Riacho (Aracruz) e Degredo/Ipiranguinha (Linhares).

Cabe ressaltar que a Fundação Renova não tem competência para estabelecer qualquer normativa quanto ao ordenamento pesqueiro, ou seja, liberar ou proibir a pesca.

O Jornalfolha1 está sempre disponível para aceitar o contraditório, sobre as informações contidas em suas matérias. Entre em contato conosco pelo e-mail: contato@jornalfolha1.com.br
Postagem anterior

Frio aperta mais no final de semana e só volta a esquentar na próxima quarta-feira

Próxima postagem

Neto Barros inicia hoje o podcast Trabalha & Confia, abordando assuntos da vida capixaba

Jornal Folha 1

Jornal Folha 1

Comentários 13

  1. Ronaldo dos Reis says:
    3 anos atrás

    Simples é só convidar diretores e altos executivos da vale bhp e Samarco para que nos próximos 3 meses almoço e janta com muito peixe do rio doce acompanhado de água gelada tratada do mesmo rio, onde peixes sofreram mutações físicas , sendo alguns peixes apresentado tumor, conforme foram filmados por pescadores ao longo da bacia do rio doce.

    Responder
  2. Demétrios Ervane da Silva says:
    3 anos atrás

    Engraçado e que segundo a renova a água está boa para o consumo,sendo está tratada, mais para você os concretos para suas obras,a água está contaminada.

    Responder
  3. Ildilene nogueira costa says:
    3 anos atrás

    Estou na espera receber ter meu dinheiro

    Responder
  4. Everton Gonçalves says:
    3 anos atrás

    Isso é uma vergonha acabaram com nosso rio doce ,nao derom assistência a nois Pescadores e inda vem falar que o rio tá limpo manda vim os parentes deles tomar banho nessa água e comer do peixe contaminado ainda acha gente que apoia e comenta a favor desses criminoso

    Responder
  5. Pura Sinceridade says:
    3 anos atrás

    Muitos aproveitadores aproveitando de um desastre ambiental, Samar ao invés de indenizar deveria é criar emprego para esse bando de sanguessuga que gosta de dinheiro fácil,desafio 90% pra fazer um teste pra ver se reslmente sao pescadores.Depois reclaman da corrupção no País se na primeira oportunidade meten a mão em dinheiro que nunca os pertenceu.

    Responder
    • Wellington Rodrigo dos Santos says:
      3 anos atrás

      Sou pescador a mais de Vinte e cinco anos , conheço qualquer tipo de peixe desse rio sei onde está pedras areias , onde é fundo ou raso no local que pesco a vida toda , infelizmente a fundação renova deu um parecer como fui impactado direto mas mudaram o programa para o novel onde me ferraram não reconhece que eu sou pescador e nem moro no meu endereço pois tudo estava em nome dos meus pais , tenho ódio mortal dessa renova, está pagando pessoas que simplesmente tinham contas de água ou luz em seu nome mas nunca pisaram nas água do rio doce, sou ribeirinho não tem como saber se a pessoa é pescador sem uma investigação social , meus materiais de pesca estão tudo se acabando esperando que um dia esses funcionários dessa fundação desgraçada vem pelo menos ver oque fizeram comigo não preciso de receber essa indenização pode enfiar essas miséria no rabo, estou falando da minha atividade como pescador do meu lazer do meu psicológico!!

      Responder
  6. Edimilson says:
    3 anos atrás

    O segredo e voltar- mós a pesca ê a Samarco ê a renova comprar todos os pescados q pescar- nós
    Se a empresa renova assumir a consumir os peixes
    Voltaremos a ativa

    Responder
    • vanetedematos says:
      3 anos atrás

      Cade axiliho que vcs até agora

      Responder
  7. Enquanto os justos se calarem os idólatras se exausta says:
    3 anos atrás

    O colapso esta ai so nao ve quem nao quer nem todo dinheiro to mundo ira mudar essa situação..mas uma indenização justar por parte dos responsáveis que são os tentáculos dos colonizadores..ainda assim nao seria justa nu futuro presente.. o certo seria impedir consumo ao logo da bacia do RIO DO DOCE por um longo tempo mesmo plantações etc. Mas eles nao querem ve ne o CAÇARI..imagina essa possibilidade..

    Responder
  8. Raquel Ramos Azeredo says:
    3 anos atrás

    Quem está bebendo dessa água estão morrendo de câncer e outras doenças vc acaba de domar banho com essa água e o seu corpo fica todo ser coçando fora as outras doenças que está acontecendo nas nossas comunidades isso ninguém fala ninguém ver né, todos vocês da renovar estão convidados para domar um banho no Rio Doce e depois vcs preparar o bolso o quanto vcs vão gastar com remédios, porque nós não temos plano de saúde não o nosso plano é o sus e os remédios demos que o posto de saúde dor-a pra nós

    Responder
    • Nozinho says:
      3 anos atrás

      Eu nao concordo com o comentario dessa pessoa ai em cima dizendo q a maioria sao aproveitadores. Entao vc nao depende fa agua do rio doce e nem dos peixes da nossa regiao . Agua contaminada e peixes todos com doenças. todos nós fomos atingindos. Eu nao comprava agua agora preciso comprar. Peixes eu nem como mais.

      Responder
  9. Dirleia calixto says:
    3 anos atrás

    todos que dizem que água do Rio doce quanto peixe estão como antes convida todos vcis pra virem beber dessa água e comeu desse peixe a não esqueça de dar um mergulho se for capazes

    Responder
    • Raquel Ramos Azeredo says:
      3 anos atrás

      Eu sou moradora de Barra do Riacho a 45 anos resumindo eu nasci aqui o meu avô era pescador o meu pai tbm todos nós tinham uma vida ótima até a barragem acabar com tudo ser vcs estão falando que a água está boa para beber e os peixes estão ótimos para o consumo,vcs todos estão convidados para vin aqui na Barra do Riacho para beber da água e tbm para comer do peixe tbm vcs vão adorar, porque já está fazendo guasse 7 anos que todos nós estamos comprando água mineral só na minha casa eu tenho que comprar 40 litros de água porque até a comida nós temos que fazer com a água comprada, vcs não tem comciensar do que vcs estão fazendo e falando, já que o Rio Doce está ótimo para pesca e beber dá água está um convite pra todos vocês vêm ser moradores dá Barra do riacho vcs tbm vai ser um prazer ter vcs como vizinhos

      Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Em alta
  • Comentários
  • Últimas
Samarco afirma que plataforma do PID e análise dos requerimentos funcionam normalmente

Samarco afirma que plataforma do PID e análise dos requerimentos funcionam normalmente

abril 10, 2025
Samarco lança amanhã sistema de indenização para pescadores profissionais e agricultores familiares

Samarco lança amanhã sistema de indenização para pescadores profissionais e agricultores familiares

abril 4, 2025
Prazo para ingresso no Sistema PIM-AFE termina no dia 5 de abril

De olho nas indenizações da Repactuação: ingresso no PIM/AFE termina na sexta-feira, dia 5 de abril

abril 3, 2025
Advogados relatam inconsistências na plataforma do PID, com chances de prejuízos severos aos atingidos

Advogados relatam inconsistências na plataforma do PID, com chances de prejuízos severos aos atingidos

abril 15, 2025
Samarco afirma que plataforma do PID e análise dos requerimentos funcionam normalmente

Samarco afirma que plataforma do PID e análise dos requerimentos funcionam normalmente

26
Samarco lança amanhã sistema de indenização para pescadores profissionais e agricultores familiares

Samarco lança amanhã sistema de indenização para pescadores profissionais e agricultores familiares

13
Prazo para ingresso no Sistema PIM-AFE termina no dia 5 de abril

De olho nas indenizações da Repactuação: ingresso no PIM/AFE termina na sexta-feira, dia 5 de abril

6
Morre aos 71 anos Geraldo Moreira, zagueiro guanduense que fez história no futebol brasileiro

Morre aos 71 anos Geraldo Moreira, zagueiro guanduense que fez história no futebol brasileiro

5
Abril encerra no ES com recorde histórico: menor marca de homicídios desde 1996

Abril encerra no ES com recorde histórico: menor marca de homicídios desde 1996

maio 1, 2025
Samarco realiza Webinário com 520 advogados para esclarecer dúvidas sobre o PID

Samarco realiza Webinário com 520 advogados para esclarecer dúvidas sobre o PID

maio 1, 2025
Aneel aprova por mais 30 anos renovação do contrato da EDP no Espírito Santo

Aneel aprova por mais 30 anos renovação do contrato da EDP no Espírito Santo

abril 30, 2025
Dos 187 mil requerimentos do PID, 63% fazem parte da ação no Reino Unido, informa Samarco

Dos 187 mil requerimentos do PID, 63% fazem parte da ação no Reino Unido, informa Samarco

abril 30, 2025

Notícias Recentes

Abril encerra no ES com recorde histórico: menor marca de homicídios desde 1996

Abril encerra no ES com recorde histórico: menor marca de homicídios desde 1996

maio 1, 2025
Samarco realiza Webinário com 520 advogados para esclarecer dúvidas sobre o PID

Samarco realiza Webinário com 520 advogados para esclarecer dúvidas sobre o PID

maio 1, 2025
Aneel aprova por mais 30 anos renovação do contrato da EDP no Espírito Santo

Aneel aprova por mais 30 anos renovação do contrato da EDP no Espírito Santo

abril 30, 2025
Dos 187 mil requerimentos do PID, 63% fazem parte da ação no Reino Unido, informa Samarco

Dos 187 mil requerimentos do PID, 63% fazem parte da ação no Reino Unido, informa Samarco

abril 30, 2025
Próxima postagem
Neto Barros inicia hoje o podcast Trabalha & Confia, abordando assuntos da vida capixaba

Neto Barros inicia hoje o podcast Trabalha & Confia, abordando assuntos da vida capixaba

Procurar por Categorias

  • Aimorés
  • Baixo Guandu
  • CASO SAMARCO
  • Geral
  • Geral
  • Itueta
  • Marilândia
  • Política
  • Resplendor
  • Sem Categoria
  • Sociais

Notícias Recentes

Abril encerra no ES com recorde histórico: menor marca de homicídios desde 1996

Abril encerra no ES com recorde histórico: menor marca de homicídios desde 1996

maio 1, 2025
Samarco realiza Webinário com 520 advogados para esclarecer dúvidas sobre o PID

Samarco realiza Webinário com 520 advogados para esclarecer dúvidas sobre o PID

maio 1, 2025
  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato

© 2025 Todos os direitos reservados Folha1 - Desenvolvido por dNNr WebDesigner

Bem vindo!

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu sua senha? Registrar

Criar nova conta

Preencha o formúlario para registrar

Todos os campos são necessários Entrar

Recupera sua senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar
Sem resultados
Veja todos os resultados
  • Home
  • Baixo Guandu
  • Aimorés
  • Política
  • Sociais

© 2025 Todos os direitos reservados Folha1 - Desenvolvido por dNNr WebDesigner

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies.