Acostumados a enfrentar temperaturas próximas de 40 graus no período de verão (dezembro a março), os moradores de Baixo Guandu também sentiram na pele os efeitos da frente fria que atinge grande parte do país desde o começo da semana.
Em pleno mês de maio, as temperaturas surpreenderam os guanduenses, embora desde a semana passada os serviços de meteorologia já tinham avisado da forte onda de frio em pleno outono – o inverno só começa dentro de mais 30 dias.
Hoje, sábado, às 6 horas da manhã os termômetros anotaram 10 graus na sede do distrito do km 14; em Alto Mutum Preto e Alto Mutum Claro, a temperatura caiu ainda mais, com 5 graus anotados em várias propriedades rurais, o mesmo aconteceu na região de Alto Lage, também no município de Baixo Guandu.
Abaixo de zero
No Sul do Espírito Santo, o frio pegou ainda mais forte, com forte geada registrada em cidades como Domingos Martins, Venda Nova do Imigrante, Iúna e Ibatiba, entre outros. Em Aracê, Domingos Martins, o frio surpreendeu com 2 graus negativos.
No domingo a madrugada ainda será bastante fria em Baixo Guandu, com expectativa de 12 graus de mínima na madrugada nas partes mais baixas – na região de montanha o frio continua com temperaturas abaixo de 10 graus.
Mas a partir de segunda-feira o frio ameniza, com elevação gradual de temperatura até o próximo final de semana. Mas as madrugadas vão continuar, pelo menos na próxima semana, exigindo o uso de cobertores.