O jogo eleitoral para a eleição marcada para outubro de 2022 começa a se definir em Baixo Guandu: pela primeira vez, o ex-prefeito Neto Barros admitiu, esta semana, que vai disputar uma vaga de deputado estadual, em áudio que enviou pelo whatsapp a amigos e grupos de apoiadores.
Neto Barros passou todo o ano de 2021 trabalhando na Prefeitura do município de Serra, onde exerceu a função de coordenador de Governo, preferindo deixar o cargo para dedicar-se à presidência estadual do PC do B, além da anunciada pré-candidatura à Assembleia Legislativa.
Neto Barros foi prefeito de Baixo Guandu entre 2013/20 e em oito anos de mandato obteve um êxito reconhecido em todo o Estado, recolocando o município em posição de destaque no cenário político e econômico do Espírito Santo.
De volta
Agora o ex-prefeito tenta uma vaga de deputado estadual, função que já exerceu durante todo o ano de 2006. Neto havia ficado na suplência na eleição de 2002 e assumiu a vaga de deputado por 1 ano, com o falecimento do titular Edson Vargas.
Ontem Neto Barros explicou que preferiu deixar a função na Prefeitura de Serra em dezembro, para dedicar-se integralmente em 2022 à presidência estadual do PC do B e também ao projeto da candidatura a deputado estadual.
No áudio enviado a amigos e correligionários esta semana, Neto falou da intenção de voltar à Assembleia, desde que sua candidatura seja aprovada em convenção partidária, falou da necessidade da luta em favor dos atingidos no Caso Samarco e lembrou da necessidade da crença na boa política, “usada como instrumento de transformação social e combate às desigualdades”.
Tudo indica que Baixo Guandu terá três candidatos a deputado estadual este ano: Neto Barros, o atual deputado Dary Pagung ( que tentará o quinto mandato consecutivo na Assembleia) e ainda o vereador Eliseu Siqueira, que deve ter o apoio do prefeito Lastênio Cardoso, de quem é líder na Câmara Municipal.