O boletim da Secretaria Municipal de Saúde desta quarta-feira mostra que Baixo Guandu registrou mais 341 casos da Covid nas últimas 24 horas, porém o número de pessoas internadas permanece em estabilidade, com apenas 4 pessoas necessitando de suporte hospitalar.
Hoje Baixo Guandu possui 1117 casos ativos da doença, número menor do registro de ontem, com 1148 contaminados simultaneamente. Desde o início do ano de 2022, em exatos 40 dias, um total de 3125 guanduenses foram contaminados pelo vírus.
Esta avalanche de contaminações, no entanto, não tem resultado num crescimento exponencial de internados, o que era comum nas primeiras ondas da doença desde o início da pandemia.
Ou seja, a esmagadora maioria dos contaminados não tem mostrado agravamento no estado de saúde, graças ao avanço da vacinação (quase 80% da população já imunizados) e pelo fato da variante ômicron ser reconhecidamente menos agressiva.
Mas isto não quer dizer que não há perigo: qualquer contaminado, especialmente os não vacinados, pode agravar o quadro de saúde e necessitar de suporte hospitalar ou até evoluir para óbito. Neste ano de 2022, os números mostram 3 mortes em Baixo Guandu decorrentes de complicações da Covid.
A prevenção deve continuar, com uso de máscaras e hábitos de higiene, sem esquecer de evitar qualquer tipo de aglomeração. Mas ninguém deve esquecer a vacina, que comprovadamente evita o agravamento de quem é contaminado pelo vírus.