Criada em 2019 pelo guanduense Luis Filipe Faier, A Banda COMUZZB surgiu em Baixo Guandu com a união de um grupo de 20 jovens e adolescentes, dentro de um projeto denominado “Musicalizando Talentos” e fez sua estreia com bastante sucesso no desfile da Independência, no dia 7 de setembro de 2019. Naquele mesmo mês de setembro (21/09), a COMUZZB foi a segunda banda na história da cidade a participar de um concurso de bandas e fanfarras, o FESTCOBANFS (Concurso regional de bandas e fanfarras da Serra), se sagrando Vice-Campeã na categoria banda de percussão com instrumentos melódicos.
Enfrentando todas as dificuldades para adquirir instrumentos e fazer os uniformes, a Banda COMUZZB provou que as dificuldades são meros detalhes para os membros da corporação. E depois de 1 ano e 4 meses parados, em função da pandemia de coronavírus, a banda voltou com tudo, encantando e emocionando os munícipes com seu repertório bem eclético.
No último domingo, a banda participou de um concurso virtual, obtendo novamente a segunda colocação, com apenas 4 meses de preparação. Agora a corporação musical irá participar do campeonato brasileiro de bandas e fanfarras que acontecerá em novembro de 2022, em Lorena/SP. Caso conquiste o título, a banda será a primeira da história de Baixo Guandu a se sagrar campeã de um concurso de bandas e fanfarras, podendo ser a primeira banda de percussão com instrumentos melódicos a ser campeã brasileira do Estado do Espírito Santo.