Após denúncia de realização de festas clandestinas nas proximidades de bares no Centro da cidade, o comando da 2ª Cia do 8º BPM montou uma mega operação de trânsito na noite do último sábado (22) com foco em condutores dirigindo sob efeito de álcool e trafegando com veículos irregulares.
De acordo com o Capitão Wagner Batista, Comandante da 2ª Cia do 8º BPM em Baixo Guandu/ES, operações desta natureza continuarão ocorrendo no município de Baixo Guandu, sobretudo nos finais de semana, alinhadas com outras operações com intuito de impedir a realização de festas clandestinas em nosso município, que demonstram total falta de respeito com o próximo, principalmente neste período de pandemia e serão combatidas com o máximo rigor pela Polícia Militar.
Foram realizadas na operação do dia 22 de maio, último sábado, abordagens a veículos saindo e chegando nos bares e suas proximidades e nestas abordagens foi ofertado aos condutores o teste do etilômetro a fim de verificar e aferir se estavam conduzindo veículos sob efeito de álcool. Foram confeccionados cinco autos de infração de trânsito e um condutor foi autuado em flagrante pelo crime de trânsito capitulado no Art. 306 da Lei 9.503/95 – Código de Trânsito Brasileiro: “Conduzir veículo automotor com capacidade psicomotora alterada em razão da influência de álcool ou de outra substância psicoativa que determine dependência” , cujas penas são detenção de seis meses a três anos, multa e suspensão ou proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir veículo automotor.
Cabe destacar que a multa para quem for flagrado conduzindo veículo sob efeito de álcool ou se recusar a se submeter ao teste tem fator multiplicador 10, com isso o valor final da multa a ser paga pelo condutor penalizado será de R$ 2.934,70. Durante a operação outras infrações de trânsito foram constatadas pelas equipes de serviço e todas as medidas administrativas foram tomadas. Além das notificações confeccionadas, quatro veículos em situação irregular foram removidos para o Pátio credenciado do DETRAN localizado no município de Itarana/ES por meio do serviço de guincho de remoção 24h.
A fiscalização também teve por objetivo coibir a ação de motociclistas que utilizam seus veículos para emitirem ruídos acima do razoável, levando as pessoas ao stress e desconforto.