Mesmo classificado desde a semana passada em risco baixo de contaminação para a COVID-19, conforme o Governo do Estado, Baixo Guandu acendeu ontem (20/05) um novo sinal de alerta para a doença.
Em apenas 24 horas, conforme números oficiais da Secretaria Municipal de Saúde, Baixo Guandu apresentou 27 novos casos da doença. Nos últimos 7 dias, foram 50 novos casos – mais de 50% deles apenas nesta quinta-feira (ontem).
Baixo Guandu deve continuar classificado com risco baixo na próxima semana, mas os 27 casos em apenas um dia acende o sinal de alerta. Com bares cheios diariamente e até forró realizado nos finais de semana em um bar do interior com centenas de pessoas, aumenta o risco de contaminação.
A impressão que se tem é que muitos imaginam que a pandemia está definitivamente controlada, mas especialistas já apontam para uma terceira onda de contaminações em todo o país.
Vacina
Enquanto isso, em Baixo Guandu continua hoje, no NESF, a vacinação da segunda dose da Coronavac para todos aqueles marcados para o mês de abril – houve um atraso no cronograma mas a imunização está sendo colocada em dia.
A vacina Astrazeneca também está sendo aplicada em Baixo Guandu para pessoas maiores de 30 anos com comorbidades. O local é o pátio da Igreja Matriz e os interessados devem apresentar atestado médico.