Centenas de moradores de Baixo Guandu com idade a partir de 65 anos, vão atrasar a tomada da 2ª dose da vacina Coronavac e vão ter que agendar a nova data no NESF, localizado na rua Dr. Hugo Lopes Nale. O motivo é o atraso na entrega das doses da vacina, por parte do Instituto Butantan à Secretaria Estadual de Saúde, situação que ocorre também em outros municípios capixabas.
Ontem (27/04) pela manhã chegou a acontecer aglomeração de idosos com idade em torno de 70 anos em frente ao NESF, em busca da segunda dose da vacina. Nem todos foram atendidos e muitos tiveram que voltar para casa sem imunização.
A Secretaria Municipal de Saúde está orientando aos idosos, agora, para agendar a data da segunda dose. Os interessados terão que comparecer ao NESF, com o comprovante da primeira dose, para agendar a nova data.
O intervalo normal entre as duas doses da vacina é de 14 a 28 dias, porém vai haver um atraso para a maioria dos idosos. Segundo as autoridades de Saúde, este arraso não compromete a eficiência da vacina e o importante é não deixar de tomar a segunda dose.
O comprometimento da segunda dose da Coronavac ocorre também em praticamente todo país. O Ministério da Saúde resolveu determinar que as vacinas da segunda dose não ficassem reservadas, ampliando a imunização para quem ainda não tinha tomado a primeira dose.
Acontece que houve atraso na entrega da matéria prima (por parte da China) para fabricação da vacina ao Instituto Butantan, provocando a redução na produção e distribuição em todo o país.