O Tribunal de Contas do Estado divulgou ontem (23/09) uma ampla relação de pessoas que poderão ficar de fora da eleição deste ano, em função de irregularidades nas contas julgadas pelo órgão em diversos setores da gestão pública.
Dois nomes de Baixo Guandu na relação do Tribunal chamam a atenção, porque já foram aprovados em convenções partidárias e vão tentar registrar candidaturas na Justiça Eleitoral: o ex-prefeito Lastênio Cardoso e o ex-presidente da Câmara Municipal Juscelino Henck.
Lastênio quer concorrer a prefeito e Juscelino a vereador na eleição de 15 de novembro, mas ambos vão ter que recorrer à Justiça para registrar a candidatura, em função de contas julgadas irregulares pelo Tribunal de Contas.
A situação de Lastênio parece mais delicada, porque além de aparecer na listagem do TC, teve as contas relativas ao ano de 2012 reprovadas na Câmara Municipal de Baixo Guandu por 11 votos a 2. A Câmara é soberana para decidir o julgamento das contas e Lastênio pode ter dificuldades em registrar a candidatura a prefeito.
O ex-presidente da Câmara em duas legislaturas, Juscelino Henck, também está envolvido com contas irregulares e provavelmente terá também dificuldades em registrar nova candidatura a vereador este ano.
Ao divulgar a relação de dezenas de políticos com contas irregulares, o Tribunal de Contas ressaltou que a listagem não significa inelegibilidade automática, deixando a cargo da Justiça Eleitoral a decisão caso a caso.