Anunciada pela própria Prefeitura Municipal como ” a maior de todos os tempos”, a festa de 89 anos de emancipação política de Baixo Guandu começa amanhã (5/4) e vai até domingo. As atrações ocorrerão na área do antigo “Eucalipto”, às margens da estrada que liga a cidade a Aimorés.
Com custo estimado em aproximadamente R$ 3 milhões, a festa de Baixo Guandu vai ter atrações nacionais, como Pedro Sampaio, Naiara Azevedo e Maiara & Maraísa, além de três dias de rodeio e outros shows na grande estrutura que está sendo montada na área do “Eucalipto”. Tudo com entrada franca, mas a Prefeitura pede 1 kg de alimento não perecível para ajudar as vítimas das chuvas no Sul do Estado.
Todo este gasto elevado com a festa obrigou a Prefeitura a usar recursos até de áreas consideradas estratégicas dentro de uma gestão municipal. Segundo publicação no Diário Oficial do Estado, a Prefeitura este ano gastou R$ 420 mil da Assistência Social para bancar o custeio da festa. No ano passado, a gestão municipal já tinha gasto 240 mil da Educação também para uso exclusivo nas despesas da festa, conforme abaixo:
Temerário
O uso de recursos públicos das áreas de Educação e Assistência Social para bancar festa de emancipação é inédito na história de Baixo Guandu e “muito temerário”, conforme explicou ontem um jurista especialista em Direito Público.
“É temerário porque tirar recursos destas áreas para aplicar em festa, não está previsto na nossa legislação, a não ser que haja uma justificativa muito robusta”, disse o jurista, que considera este tipo de atitude ” suscetível de reprovação do Tribunal de Contas do Estado”.
A festa
Ontem o prefeito Lastênio Cardoso foi às redes sociais denunciar que empresas inescrupulosas estão comercializando espaços e camarotes. Lastênio explicou que somente a Prefeitura está autorizada a vender estes espaços.
Segue a programação da festa dos 89 anos de emancipação de Baixo Guandu: