Conforme estava previsto pelos serviços de meteorologia, a chuva chegou com vontade a Baixo Guandu neste começo de 2024, mas com ela vieram também uma enxurrada de problemas para os moradores da cidade e interior, que reclamam de dificuldades de locomoção em função dos alagamentos e do estado das estradas.
Desde 1º de janeiro até a manhã de hoje (6/01), Baixo Guandu acumula 103mm de chuva, uma quantidade considerável para menos de uma semana, mas nas redes sociais a população de determinados bairros mostra revolta com a ineficiência da Prefeitura de Baixo Guandu. Os maiores problemas estão nos bairros Residencial Baim, Santa Mônica, parte da Vila Kennedy, no próprio centro e algumas regiões do Rosário I e Rosário II.
Ovo no prefeito
Moradores do bairro Santa Mônica, por exemplo, publicaram vídeos nas redes sociais reclamando da situação das ruas, onde o calçamento foi arrancado com promessa de asfaltamento há mais de um ano e a obra anda a passo de tartaruga.
A Prefeitura asfaltou apenas a via principal do bairro, mas a chuva mostrou que a drenagem no Santa Mônica não funcionou e os alagamentos permanecem. Uma moradora mais revoltada chegou a falar em jogar “ovo no prefeito” quando ele aparecer para pedir votos.
Segue o vídeo:
No bairro Residencial Baim, os moradores estão praticamente ilhados há uma semana. A Prefeitura também arrancou o calçamento das ruas e não realizou a nova pavimentação. Além disso, deu “de presente” aos moradores um enorme lixão na entrada do bairro via polo industrial, situação que também revolta os moradores.
O vídeo abaixo mostra o estado difícil do Residencial Baim:
Em parte do bairro Vila Kennedy, a chuva trouxe também problemas acentuados aos moradores. Ali a gestão passada estava executando o calçamento de 11 ruas, mas a gestão atual preferiu parar as obras há exatos 3 anos, mesmo com dinheiro deixado em caixa para conclusão do serviço.
O vídeo mostra a região do Vila Kennedy que permanece sem calçamento:
No centro de Baixo Guandu, as maiores reclamações ficaram por conta dos inúmeros quebra-molas instalados na atual administração. Estas obras estariam sendo feitas sem o cuidado com o escoamento da água da chuva, trazendo como consequência a inundação de residências.
Vídeo na avenida Antônio Sampaio:
No interior, a reclamação ficou por conta de produtores de vários distritos, que também reclamam do estado ruim das estradas em decorrência da chuva. Em vídeos publicados nas redes sociais, eles pedem socorro com cascalhamento dos pontos mais difíceis para o tráfego de veículos.
Em festa
Mesmo com as chuvas castigando o município desde o início do ano, a Prefeitura continua dando à cidade um ritmo de festa. Hoje tem no Ginásio de Esportes de Baixo Guandu o “Guandu Folia”, com show de 3 bandas e ainda a apresentação do samba enredo que vai homenagear a cidade no Carnaval capixaba. As passistas da escola de samba Independente do Eucalipto vão se apresentar também, mostrando ao público a evolução que vai acontecer no desfile oficial, marcado para início de fevereiro.
Segundo o Climatempo, neste sábado ainda chove forte em Baixo Guandu, mas a tendência é de diminuição das precipitações a partir de amanhã.
As projeções, no entanto, indicam que Baixo Guandu e região terão um mês de janeiro bastante chuvoso, depois da prolongada estiagem de 2023.
Até as viagens de trem entre a Grande Vitória e Belo Horizonte foram suspensas em função das chuvas fortes que caem no Espírito Santo e em Minas Gerais, segundo a Vale , por motivos de segurança. Não há prazo definido para o retorno da circulação dos trens de passageiros.
Jornal do neto fica fácil fazer isso sou morado do bairro Rosário e aqui não teve problema com a chuva não e outra como eu vou fala de uma obra que terminou ainda kkkk
O povo teria que mostrar também todas as obras que o prefeito já realizou. Sou de Vila Velha, tenho negócios em Baixo Guandu, e sei muito bem que o prefeito tem se esforçado para concluir muitas obras que há muito tempo nenhum prefeito conseguiu fazer.
Temos que apoiar realmente quem trabalha pelo povo!
Analisar a cidade por Inteiro (comentário anterior disse interior, mas, onde lê interior, leia-se inteiro.
Mas levando em conta que disse interior antes, faz uma reportagem do interior de Baixo Guandu-ES, apresente as melhorias e faça a crítica apontando o que deveria melhorar, assim, todos ganham, Baixo Guandu ganha, este jornal ganha, pois estar fazendo seu papel -JORNALISMO.
Desculpa, mas o jornal é de oposição. Reportagem deveria analisar a cidade por interior. Bairro Residencial Baim sempre foi um caus, até mesmo na gestão anterior, todos sabem disso. Então difícil.