Localizado na cidade de Baixo Guandu, construído em uma área de 3 mil metros quadrados, o Hospital Estadual João dos Santos Neves (HEJSN) recebeu o Plano de Reestruturação, que apresenta a proposta a ampliação da área física e, consequentemente, aumento no número de leitos. O objetivo do Plano é modernizar e qualificar a infraestrutura, com foco na organização e funcionalidade dos espaços, garantindo mais conforto para os profissionais que atuam no local e usuários que necessitam de atendimento.
A apresentação do Plano de Reestruturação do hospital aconteceu no último sábado (10), no auditório da unidade, e contou com a presença do secretário de Estado da Saúde, Miguel Duarte; do subsecretário de Atenção à Saúde, Tadeu Marino; do subsecretário de Administração e Financiamento de Atenção à Saúde, Érico Sangiorgio; da superintendente da regional Central Norte, Maricelis Caetano Engelhardt; da diretora geral do hospital, Márcia Schulz; do prefeito de Baixo Guandu, Lastenio Cardoso; e da arquiteta responsável pelo projeto, Danielle D’Ávila Bezerra; além de vereadores e servidores do hospital.
Para o secretário da Saúde, Miguel Duarte, o projeto de reestruturação do hospital é uma obra desafiadora, visto que a atual estrutura, construída em 1956, apresentou a necessidade de ampliação.
“Esta é uma obra desafiadora. A unidade tem um misto de alguns hospitais que fazem parte da minha trajetória profissional. Tivemos a preocupação de preservar a parte construída na década de 1950, pois é uma fachada bonita, algo que representa a história de Baixo Guandu. Buscamos um modelo que foi feito na Santa Casa de Curitiba, em que houve a modernização do hospital, mas mantidas todas as características de design dele. Criamos oportunidades de melhorias, inclusive de equipamentos para o hospital, ou seja, o hospital já está projetado para que se ele tiver uma expansão da sua capacidade técnica, estamos fazendo a reestruturação para que isso possa ocorrer sem precisar grandes traumas arquitetônicos posteriormente”, disse o secretário.
Além dessas adaptações, Duarte também ressaltou a ampliação do centro cirúrgico, um anseio da equipe médica em aumentar o volume de cirurgias na unidade hospitalar. “Será um centro cirúrgico moderno, adaptado, valorizando uma capacidade que o hospital já tem em sua tradição. Quando assumi o cargo, o governador Renato Casagrande me deu desafios, entre eles, o desenvolvimento da saúde no Norte do Estado”, destacou.
O subsecretário de Atenção à Saúde, Tadeu Marino, reforçou a importância das obras do Hospital João dos Santos Neves, pois fazem parte de um grande programa de reestruturação de toda rede hospitalar. “Temos um grande projeto de reestruturação de toda rede para ser realizado nos próximos anos. É uma felicidade muito grande estar aqui colocando isso em prática. Esperamos que em dois anos, ou dois anos em meio, já ter aqui um hospital moderno e todo reformulado para fazer muito mais do que o Estado pode fazer”, frisou.
Márcia Schulz, diretora geral do hospital, falou sobre a importância dessa obra para o município e região. “Essa será uma obra que vai melhorar muito o atendimento da população e oferecer mais conforto para os profissionais que aqui trabalham. Recebemos esse projeto com muita alegria”, comentou.
Plano de Reestruturação no HEJSN, em Baixo Guandu
O Plano de Reestruturação propõe a preservação da fachada do edifício principal. As edificações posteriores e periféricas serão demolidas para ceder espaço para a construção de um novo edifício verticalizado, com fachada moderna, evidenciando a contemporaneidade em meio ao saudosismo. Esse novo edifício será formado por três andares, com previsão de mais um andar posteriormente, e contemplará serviços críticos como Centro Cirúrgico e Central de Material Esterilizado.
Já o prédio existente irá manter o serviço de pronto socorro adulto e infantil, além do ambulatório de especialidades; serviços de diagnóstico por imagem; unidades de internação para cuidados prolongados e unidades de internação em geral.
As obras representarão 60% de acréscimo de área física, com ampliação de 16 leitos de internação e aumento de serviços assistenciais para saúde mental e cuidados prolongados.
A reestruturação do Hospital João dos Santos Neves visa oferecer condições de infraestrutura física adequada para a implantação de novos serviços, novas tecnologias, ao mesmo tempo que preza e valoriza ambientes acessíveis, acolhedores e humanizados. Além disto, melhores condições de trabalho para os colaboradores, promovendo maior motivação e produtividade.
Sobre o HJSN:
ATUAL | COM PLANO DE REESTRUTURAÇÃO | |
Área física | 2.814,29m2 | 4.463,05m2(acréscimo de 60%) |
Leitos de internação | 64 | 80 |
Leitos de recuperação pós-anestésico | 00 | 04 |
Consultórios médicos | 02 | 04 |
(+) Serviços de assistência para saúde mental;(+) Serviços de assistência pra cuidados prolongados;(+) Acréscimo de serviços de apoio diagnóstico e terapêutico |
FONE: ASSCOM/SESA
Kkkkk…..o dia que estiver pronto eu acredito, de promessa nós contribuintes moradores de Baixo Guandu não suportamos mais. Cadê o hospital prometido pelo projeto Samarco de ajuda aos municípios? Foi para Colatina? Estão brincando com a população, não merece.