VEJA O VÍDEO NO FINAL DA MATÉRIA
Considerado a maior referência em infectologia no Brasil, o dr. David Uip, de São Paulo, deu ontem uma rápida entrevista falando sobre o coronavírus, que está assustando depois de centenas de casos registrados no mundo.
O dr. David Uip foi esclarecedor no pânico que muita gente está vivendo às custas da desinformação. Ele explicou que medidas preventivas devem ser adotadas sim, mas o coronavírus é apenas mais uma variante do vírus da gripe e que não há qualquer motivo para pânico.
O médico destacou que o país já enfrentou o H1N1, outra variedade de vírus da gripe e as pessoas estão alarmadas sem necessidade. “Muitas pessoas estão me ligando se devem deixar os filhos irem para a escola, para voltar do exterior aqueles que estão até fazendo estágios por lá, mas não existe nada disso”, falou o infectologista.
Para o infectologista, devem ser tomadas medidas preventivas sim, mas sem qualquer tipo de alarde. No vídeo o médico aconselha o que pode ser feito para evitar o coronavírus e tranquilizou a população: “não há qualquer motivo para alarde”.
A posição do infectologista veio a calhar com a preocupação dos guanduenses com relação com a realização, na cidade, do Campeonato Pan-Americano de parapente, que acontece entre 7 e 14 de março próximos. A competição, até hoje pela manhã, estava confirmada.
A cidade deve receber cerca de 200 estrangeiros, mas nenhum das áreas mais críticas onde o coronavírus atingiu muita gente – como a China e o Japão. Nas redes sociais, muita gente se manifestou em Baixo Guandu pedindo o cancelamento do Pan-Americano, mas a julgar pelas palavras do infectologista, não existe razão para pânico.
No Carnaval, por exemplo, o Brasil recebeu cerca de 500 mil turistas, provenientes de todas as partes do mundo, e não há comprovação de que alguma pessoa tenha sido infectada pelos turistas estrangeiros.
O único caso confirmado no país, até a manhã de hoje, era de um paciente brasileiro proveniente da Itália, de 61 anos, que apresentou sintomas da doença e encontra-se em casa, em São Paulo, se recuperando bem.