Um vídeo com pouco mais de 1 minuto viralizou ontem nas redes sociais, em Baixo Guandu, mostrando o morador do bairro Rosário I, Vagner Conte, soltando uma pata com 8 filhotes no Parque da Lagoa, a enorme área de lazer da cidade que está hoje em estado de abandono em função da disputa política envolvendo o prefeito Lastênio Cardoso e o ex-prefeito Neto Barros. (Veja o vídeo no final da matéria).
A intenção da soltura da pata e dos filhotes, de acordo com o Vagner Conte, era “enfeitar o Parque da Lagoa para as crianças se divertirem, já que não tem mais os pedalinhos”. Ele se referia a uma atitude do prefeito Lastênio Cardoso, que tirou da lagoa do parque os pedalinhos (em forma de cisne), em março de 2021, com a promessa de fazer manutenção e retorná-los ao local, mas isso nunca mais aconteceu.
Disputa política
O Parque da Lagoa acabou se transformando numa disputa política entre o prefeito Lastênio Cardoso e o ex-prefeito Neto Barros. Disposto a descaracterizar tudo que Neto fez em seu mandato de 8 anos, (2013/20), Lastênio acatou até um Projeto de Lei do vereador Eliseu Siqueira, mudando o nome do Parque da Lagoa para “Elci Pereira”, não sem antes retirar os pedalinhos que faziam , ali, a alegria de crianças e adultos.
Praticamente abandonado, com muita sujeira e árvores morrendo, restaurante sem funcionar e até com lâmpadas apagadas à noite, o Parque da Lagoa vai aos poucos sendo descaracterizado. Até o letreiro que identificava a área foi retirado pela atual gestão, que nunca colocou o restaurante para funcionar e quer, ao que parece, que a obra de Neto Barros seja esquecida em definitivo.
Os pedalinhos
Os pedalinhos retirados em 2021 (lá se vão quase 3 anos) pela gestão atual, nunca mais retornaram e talvez seja esta a razão da soltura da pata e dos 8 patinhos, ontem, ter despertado tanto a atenção da população.
Consta que um cachorro, ainda ontem no final da tarde, teria matado a pata, sendo os filhotes recolhidos por uma mulher para evitar o mesmo destino. Mas as informações eram desencontradas e não se sabe se os pequenos animais ainda estão lá.
O fato é que o vídeo com a atitude do morador Vagner Conte teve cerca de 5 mil visualizações em poucas horas, com muitas curtidas e comentários nas redes sociais. Ao que parece, a população até hoje não se conforma com a teimosia do atual prefeito em não devolver os pedalinhos ao Parque da Lagoa.
Infelizmente somente a prefeitura com seus respectivos comandantes não vêem esse encanto natural na natureza e nao sabem os valores disso para a sociedade e crianças no geral. Se nem os pedalinhos retornaram , imagina os de verdade se serão mantidos por eles????
Não é de se esperar nada de certos políticos, poucos são “eles” (político) que realmente querem algo de bom a população.
Uma vizinha me disse que cachorro estava correndo atrás da pata e a mataram. Deixando os filhotes a mercê.