Os institutos de Meteorologia haviam previsto chuva para Baixo Guandu durante o carnaval, mas as precipitações surpreenderam entre sexta-feira e domingo (21 a 23 de fevereiro), com registro de 133mm na sede do município.
Contando o que já choveu no inicio do mês, já são mais de 160mm de chuvas só em fevereiro (a média histórica para este mês é de 98mm) e quase 300 milímetros no mês de janeiro. A soma já chega a aproximadamente 460mm neste ano de 2020, sendo que em todo o ano de 2019 choveu apenas 532mm em Baixo Guandu.
A sede de Guandu viveu duas noites de muita chuva entre sexta e domingo. Foram registrados alguns transtornos no perímetro urbano, mas sem ocorrência de vítimas ou desabrigados. O sistema de escoamento das águas funcionou bem e os alagamentos foram pontuais, já retornando à normalidade.
A meteorologia prevê que os dias chuvosos vão continuar pelo menos durante os próximos seis dias no município. Porém com menos intensidade, podendo alcançar mais 70mm até o final do mês.
Baixo Guandu vive uma forte instabilidade climática desde 2013, quando ocorreu uma grande enchente no município no mês de dezembro.Entre 2014/2019, a estiagem castigou o município e segundo o Incaper, o município apresentava até o inicio desde ano um déficit de chuva de 1.200 mm em apenas 6 anos.
Se por um lado provoca alguns transtornos naturais, a volta da chuva com abundância traz um grande alívio à produção agrícola do município. Os pastos estão se revigorando e a produção do café em 2020 deve ser muito boa, já que em janeiro as lavouras estão na época de crescimento dos grãos e a chuva ajuda muito neste período. Outras lavouras como o milho e o feião também foram beneficiados com o tempo favorável.