Moradores de Baixo Guandu e região passaram o final de semana em alerta, em consequência das fortes chuvas que desde sexta-feira caem com muita intensidade e provocam grandes transtornos aos moradores da sede, além da interrupção do tráfego de veículos em algumas localidades do interior.
A chuvarada surpreendeu pela intensidade, já que no mês de agosto a média histórica em Baixo Guandu é de apenas 14,5mm, um dos meses mais secos do ano. Porém em 2023, tudo mudou: desde a semana passada já são quase 100mm de chuva, com a intensificação dos temporais neste final de semana. De sexta-feira até a manhã de hoje, o registro é de 45 mm na sede do município.
Toda esta chuvarada mereceu alerta especial dos institutos de meteorologia, como o Climatempo, que previu 150mm de precipitações em apenas 3 a 4 dias em algumas regiões do Espírito Santo. O tempo vai permanecer chuvoso em Baixo Guandu pelo menos até quinta-feira.
Transtornos
Tanto na sede de Baixo Guandu, quanto no Interior, a chuva inesperada provocou muito transtorno. Um dos pontos mais prejudicados na sede é o bairro Santa Mônica, onde centenas de moradores estão praticamente “ilhados” pela inundação presente nas diversas ruas.
O problema no bairro Santa Mônica é tão grave que ontem, diante da inundação, moradores organizaram um abaixo-assinado nas redes sociais, denunciando ao Ministério Público o descaso da Prefeitura com a comunidade.
Acontece que a gestão atual retirou todo o calçamento do bairro há cerca de um ano, com a promessa de asfaltar todas as ruas, mas até agora não cumpriu a promessa. A retirada da pavimentação prejudicou o escoamento da água das chuvas e os moradores enfrentam agora intensos alagamentos. Hoje pela manhã os moradores estavam praticamente impedidos de sair de casa, em função dos alagamentos.
No bairro Valparaíso também há registro de ruas alagadas, bem como na região do residencial Baim. Em outros pontos da sede também ocorreram alagamentos pontuais, porém o transtorno maior está concentrado no bairro Santa Mônica, onde os moradores estão convivendo há um ano com a poeira e a lama, depois da retirada do calçamento.
Interior
No interior de Baixo Guandu a chuva também chegou com força. Toda esta água que cai favorece muitas as atividades da agricultura e da pecuária, mas já está prejudicando o tráfego de veículos, com dificuldades para chegar até a sede.
Na estrada para a região de Alto Mutum Preto, a dificuldade de trafegar decorre das obras de asfaltamento da via, feito pelo Governo do Estado, uma vez que a remoção de terra provocou muita lama em alguns trechos. O trânsito por ali está ocorrendo com dificuldade.
Para Ibituba, onde o Governo do Estado fez recentemente a revitalização da estrada com uso do Revsol, não há problemas no trânsito de veículos. Porém em outras regiões, como a serra do Criciúma, está muito difícil trafegar neste início de semana. Na região de Vila Nova do Bananal também há registro de muitos lamaçais impedindo os veículos de circular normalmente.