O ex-prefeito de Baixo Guandu, Neto Barros, aceitou o convite do governador Renato Casagrande e deve assumir, ainda nesta semana, o cargo de Subsecretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional. O decreto de nomeação foi assinado no último dia 24 e publicado na edição de ontem do Diário Oficial do Estado.
O convite do governador deveu-se especialmente ao reconhecimento do trabalho desenvolvido em Baixo Guandu por Neto Barros durante dois mandatos consecutivos como prefeito (2013/2020), período em que o município vivenciou um crescimento exponencial na economia. Pesou também na decisão de Casagrande o fato do PCdoB, partido de Neto Barros, ocupar o Ministério da Ciência e Tecnologia do Governo Lula.
Durante a campanha para deputado estadual, no ano passado, Neto Barros apresentou propostas interessantes exatamente na área de Tecnologia e Inovação, debatendo o tema com convidados em podcast que desenvolveu no período eleitoral. Neto foi o deputado estadual mais bem votado em Baixo Guandu, porém ficou como suplente na composição da Assembleia Legislativa.
Desenvolvimento
Ontem à noite o ex-prefeito guanduense concedeu rápida entrevista ao JornalFolha1, confirmando que está preparando a documentação e deve assumir ainda nesta semana o cargo de Subsecretário de Tecnologia e Inovação.
“Precisamos desenvolver o Espírito Santo, mudar a nossa matriz econômica investindo pesado em ciência e tecnologia, fortalecendo a indústria para gerar mais riqueza e criar mais empregos”, disse ontem Neto Barros, acrescentando que “nenhuma sociedade se desenvolve sem uma indústria de ponta e empregos com ótimos salários. É o futuro que precisamos construir”.
Neto Barros adiantou que pretende dialogar com o setor produtivo para fortalecer a economia do Estado e, consequentemente, de todos os municípios. “Vamos trabalhar para potencializar as economias de todos os municípios capixabas”, pontuou.
Durante os oito anos que foi prefeito de Baixo Guandu (2013/20), Neto Barros fez uma gestão reconhecida em nível de Estado pelo excelente processo de desenvolvimento que conseguiu imprimir no município, atraindo investimentos e modernizando a administração. Um dos resultados desta atuação foi o aumento substancial na arrecadação de Baixo Guandu. Em 2013 o município arrecadava R$ 65,7 milhões, fechando 2022 com R$ 154,6 milhões.