Aproximadamente 120 operários já estão trabalhando nas obras do viaduto que a empresa Vale constrói entre as cidades de Baixo Guandu e Aimorés, na região do Eucalipto, onde existe uma travessia com grande fluxo diário de veículos.
Esta obra é um compromisso da Vale assinado ainda em 2020, no documento de prorrogação antecipada da concessão da estrada de ferro Vitória a Minas. Ao todo, 28 localidades ao longo da via férrea no Espírito Santo e Minas Gerais, serão beneficiadas com a construção de viadutos.
Muitro tráfego
A travessia da linha férrea na região do Eucalipto, já chegando no bairro Boa Vista, que pertence do município de Baixo Guandu, é extremamente movimentada, em função da ligação que faz entre duas cidades importantes da região. A travessia recebe diariamente um fluxo de aproximadamente 2 mil veículos, na ligação asfáltica entre Baixo Guandu e Aimorés.
É comum os condutores de veículos terem que esperar vários minutos na travessia, em função do intenso tráfego de trens da Vale, situação que o viaduto vai corrigir em definitivo, incluindo a retirada da cancela que controla a segurança no local.
Uma placa afixada no local da obra, pela empreiteira Fortes Engenharia, indica que o viaduto fica pronto até 17 de outubro de 2023.