Quase ninguém mais fala da terrível pandemia da Covid que assola o Brasil e o mundo desde 2019, mas a doença continua presente entre nós, embora de forma muito mais amenizada por causa da vacinação disponível.
Em Baixo Guandu, segundo o último boletim da Secretaria Municipal de Saúde, desde 3 de maio de 2020 (quando foi registrado o primeiro caso no município), 10.353 habitantes locais já passaram pela doença, com registro de 106 mortos no período.
Estes números significam que um a cada três guanduenses já passaram pela doença, levando-se em consideração as estatísticas oficiais. Mas como muitos casos não são oficialmente computados, a estimativa é de um número bem superior de ocorrências da Covid tenha ocorrido.
“Existe uma subnotificacao em torno de 30% a 40% dos casos oficiais, ou seja, no caso de Baixo Guandu é possível que cerca da metade da população já passou pela doença”, explicou ontem uma fonte da Secretaria Estadual de Saúde.
Gravidade
A Covid 19 é uma pandemia mundial de natureza muito grave. Já matou quase 700 mil brasileiros desde 2020. Em Baixo Guandu foram 106 óbitos desde o diagnóstico do primeiro caso , em 3 de maio de 2020.
Hoje a doença está sob controle no Brasil e no mundo, mas ela ainda está presente e continua matando. Este controle do vírus só foi possível graças à Ciência, que conseguiu desenvolver em tempo recorde vacinas que ajudam a combater o vírus no organismo.
O último boletim da Secretaria Municipal de Saúde de Baixo Guandu, divulgado na última sexta-feira (7/10), dá conta de que existem 4 casos ativos ainda no município. Não há nenhum paciente internado e o número de óbitos, em toda a pandemia, chegou a 1O6 guanduenses.