Mesmo com o secretário municipal de Saúde Vinícius Gobbo tendo prometido divulgar todas sextas-feiras o boletim da Covid em Baixo Guandu, há exatamente 43 dias isto não acontece, o que causa preocupação porque a população não é informada sobre a evolução da doença no município.
O último boletim da Covid em Baixo Guandu foi divulgado em 20 de abril (há 43 dias, portanto), quando os casos ativos zeraram na cidade. Na ocasião, em vídeo gravado, o secretário de Saúde Vinícius Gobbo garantiu que a partir daquela data os boletins seriam divulgados todas as sextas-feiras e não mais diariamente, mas a promessa não foi cumprida. Veja o vídeo abaixo:
Esta situação preocupa porque os casos da Covid voltaram a subir no Espírito Santo. No mês de maio, foram registrados 7.149 casos, um aumento de 24,8% em comparação ao mês de abril. Já o número de óbitos caiu bastante: foram 55 falecimentos pela Covid em abril e 18 em maio.
Painel do Estado
Nesta sexta-feira, 3 de junho, o painel da Covid da Secretaria Estadual de Saúde registra que Baixo Guandu teve, desde o início da pandemia, 9.269 casos da doença, com registro de 103 mortes. O índice de letalidade no município está em 1.11%.
Hoje a cobertura vacinal em Baixo Guandu passa de 80%, graças ao empenho das equipes da Secretaria Municipal de Saúde, que fizeram um excelente trabalho. E a vacinação continua em todo o município.
Do último boletim divulgado pela Prefeitura, no dia 20 de abril, até hoje, (em 43 dias) foram registrados apenas 18 novos casos da Covid em Baixo Guandu, tomando-se por base os números disponíveis no mapa da Secretaria Estadual de Saúde.
Como os novos casos da doença estão em alta no Espírito Santo, seria conveniente a Secretaria Municipal de Saúde voltar a publicar o boletim pelo menos semanalmente, conforme prometeu o secretário Vinícius Gobbo.