No final da tarde do último sábado (19/03) a Associação Cultural CADOZ recebeu uma comitiva da SECULT/ES para uma conversa sobre o fortalecimento dos espaços de cultura para o ano de 2022.
Na oportunidade, o atual Secretário Estadual de Cultura, Fabrício Noronha, conheceu as dependências do CECARTI – Centro Cultural de Artes Integradas, onde está em exibição a Exposição Equimar de Assis – artista plástico guanduense, falecido em 2021- e algumas obras do artista cubano Pablo Vasquez, este que dará aulas de pinturas a partir do próximo mês.
A comitiva da SECULT, composta por Vinicius Fábio (Gerência de Espaços e Articulação Cultural – GEAC), Perez Augustinho (Assessor Técnico), Renan Oaks (Coordenador da Casa da Música Sônia Cabral) e o atual Secretário Estadual de Cultura, Fabrício Noronha.
Foram trocadas experiências sobre gestão de espaços culturais assim como os desafios para os novos rumos culturais, principalmente longe dos grandes centros, que é o caso do município de Baixo Guandu.
“Essa troca é valiosa para nós, enquanto gestores de um espaço cultural. De certa forma, isso vai refletir nos caminhos que serão tomados. Há muito o que fazer, porém já fizemos muito em pouco tempo.” Afirma Daniel do Carmo, Presidente da Associação Cultural CADOZ.
Na ocasião, foi explanado alguns novos fomentos a cultura estadual, como a LICC – Lei de Incentivo à Cultura Capixaba, a formação de uma Rede de Espaços Culturais e sobre o projeto de equipagem dos espaços culturais, como o CECARTI. Além da importância das entidades se fortalecerem e ficarem atentas aos Editais anuais da SECULT/ES.
“Realizar ‘networks’ é sempre uma felicidade enorme, na nossa cidade então é uma maravilha, ainda mais podendo mostrar as realidades dos territórios do interior que tanto sofre para conseguir criar a cultura do consumo de arte e assim fazer a economia criativa fluir, desde já gostaria de desejar o mais sincero agradecimento ao Secretário Fabricio Noronha, o Vinicius Fabio, Renan Oaks e o Perez Augustinho pelo encontro”. Disse Igor Báfica, Gerente de Projetos da Associação Cultural CADOZ.
Com todas as trocas de experiências realizadas no encontro, a CADOZ afirma repassar para outras entidades, em momentos oportunos, os conhecimentos adquiridos afim de que cada associação, coletivos e outras correlatas possam elevar o nível de maturidade de suas organizações.
“Tem sido importante esses encontros do Secretário Estadual com os espaços culturais do interior do estado, pois além de fortalecer e incentivar, tira um pouco o foco da grande Vitória, que sempre foi uma prática de outras gestões.” Pontuou Meirivan Báfica, Atriz e Assessora Jurídica da Associação Cultural CADOZ.