avalanche de casos da variante ômicron da Covid é uma realidade em todo o Brasil, mas a transmissão do vírus já apresenta sinais de queda, situação que já ocorre também em Baixo Guandu.
Nas últimas duas semanas, segundo o boletim da Secretaria Municipal de Saúde, os casos novos da doença caíram de 1083 para 931 (menos 152); o casos ativos também diminuíram, caindo de 1329 para 938 nesta sexta-feira (ontem).
A queda do número de infectados ainda é discreta, mas segue uma tendência mundial e nacional, de uma diminuição gradativa depois de um pico surpreendente de contaminações. A ômicron, diferente de outras variantes, é muito mais transmissível.
Boa notícia
Outra boa notícia do momento atual da pandemia em Baixo Guandu, é que as pessoas infectadas não estão apresentando complicações severas. Ontem, por exemplo, havia somente 5 pessoas internadas, dentre os ainda 958 casos ativos. Três destes pacientes estão no hospital de Baixo Guandu, um na Serra e outra em Colatina. Apenas os dois últimos encontram-se internados em UTI.
Estes poucos casos de agravamento da infecção pela Covid, deve-se especialmente pelo avanço da vacinação, que já está chegando aos 80% da população guanduense. A variante ômicron também é menos agressiva que as anteriores.
A eficácia da vacina serve de alerta para quem insiste em não se imunizar: no país inteiro, a grande maioria dos casos complicados é de pessoas que se recusaram a tomar a vacina, ou estão com o ciclo incompleto.
O NESF em Baixo Guandu está aberto de segunda a sexta-feira com uma estrutura montada para atender a todos na sede. No interior, a vacinação ocorre nas Unidades Básicas de Saúde.