A escalada crescente de guanduenses infectados pela variante ômicron da Covid continua, com registro de 285 novos casos nas últimas 24 horas, elevando para 1321 o número simultâneo de pessoas contaminadas no município.
Nas últimas 24 horas foi registrado também um óbito no município, tratando-se de uma senhora de 90 anos residente no distrito do Km 14. Agora são 96 mortes em Baixo Guandu desde o início da pandemia, de acordo com o boletim oficial da Secretaria Municipal de Saúde.
Mesmo com esta avalanche de casos em 2022, há vários dias os casos de pacientes internados permanecem em 3, o que sugere sintomas leves para a maioria esmagadora dos contaminados.
Não resta dúvidas de que a vacinação avançada (mais de 75% da população com duas doses) tem feito a diferença para evitar o agravamento das pessoas infectadas, considerando-se também que a variante ômicron é reconhecidamente menos agressiva.
Nos 33 dias do ano de 2022, já são 1801 guanduenses contaminados pela Covid, situação que tem gerado centenas de afastamento do trabalho , por pelo menos 7 dias, daqueles que se contaminaram.
Queda
A variante ômicron da Covid tem demonstrado um comportamento similar em várias partes do mundo. A África do Sul apresentou um pico extraordinário de infecções e depois de cerca de um mês os casos começam a declinar, o mesmo acontecendo no Reino Unido e nos EUA.
No Brasil, Rio de Janeiro e São Paulo, onde a variante iniciou primeiro seu ciclo, também já apresentam queda nas contaminações. Nesta tendência, os novos casos em Baixo Guandu podem já diminuir a partir da próxima semana.
Mesmo com a quase totalidade dos contaminados apresentarem sintomas leves em Baixo Guandu, as autoridades de Saúde continuam pedindo a manutenção dos cuidados preventivos, como uso de máscaras, higienização das mãos e evitar qualquer tipo de aglomeração.