O secretário de Estado de Saúde, médico Nésio Fernandes, fez ontem em entrevista coletiva uma avaliação do momento difícil que o Espírito Santo atravessa com aumento exponencial de casos da Covid nos últimos dias, deixando claro que a situação preocupa.
“Se não fossem as vacinas, estaríamos vivendo o pior momento da pandemia no Estado”, explicou o secretário, que chegou a recomendar a suspensão do carnaval e de shows/ eventos, até que se tenha uma definição mais apurada da curva ascendente de casos.
Ontem foram registrados 11.522 novos casos no Estado, um recorde desde o início da pandemia, com oito óbitos. Até então, o maior número de casos em 24 horas no Espírito Santo era de 6.945.
O secretário Nésio Fernandes explicou que, neste momento, a testagem em massa é um importante instrumento para romper a cadeia de transmissão do vírus. Em todo o Estado, a Secretaria de Saúde está aumentando os pontos de testagem, que serão ainda ampliados nos próximos dias, com horário de funcionamento expandido, sem necessidade de sintomas ou avaliação médica.
A variante ômicron, que possuí características menos agressivas do que as anteriores, já atinge a 97% dos novos casos registrados no Estado. Este fator, aliado à vacinação bem adiantada, está ainda trazendo um certo controle da pandemia, mas todos devem buscar a imunização como forma de proteção. Como disse o secretário Nésio, sem as vacinas a situação da pandemia hoje poderia estar gravíssima.