Baixo Guandu está há mais de 2 meses em risco baixo de contaminação da COVID-19 e a vacinação avança bem, mas o quadro da pandemia ainda preocupa: nas últimas duas semanas a média diária de casos ficou em torno de 11 e na última sexta-feira, (16/07), um total de dez moradores do município estavam internados em UTI nas cidades de Colatina, Linhares e Aracruz, conforme boletim da Secretaria Municipal de Saúde.
“Muita gente em Baixo Guandu acha que a pandemia acabou e deixou de tomar os cuidados básicos, como andar de máscara e evitar aglomerações”, disse ontem um médico que atende no pronto socorro do hospital, acrescentando que “temos ainda um longo caminho para a vida voltar à normalidade”.
Os boletins da Secretaria Municipal de Saúde mostram o registro de 65 casos novos da doença na semana passada, contra 72 casos no mesmo período há 14 dias. Ou seja, uma média de 10 casos por dia, número ainda elevado. Chama a atenção também no boletim o número de internados (10) e os casos ativos, na última sexta-feira, somava 47. Desde o início da pandemia, 71 pessoas morreram de COVID em Baixo Guandu.
Vacinação
A vacinação em Baixo Guandu já havia alcançado 49,47% da população com a primeira dose, até a quarta-feira da semana passada, conforme dados da Secretaria Estadual de Saúde, com 15.401 pessoas imunizadas. A vacinação já chegou na faixa dos 27 anos e avança muito bem, com a expectativa de 70% de imunizados com duas doses entre novembro e dezembro – o que pode controlar a pandemia.
Mas enquanto esta cobertura vacinal não chega, muitos guanduenses continuam sem se cuidar adequadamente. Os bares da cidade continuam aglomerados e é comum muitas pessoas transitarem na cidade sem o uso de máscara.
Aproveitando o dia de calor de ontem, centenas de pessoas frequentaram o Parque da Lagoa, a imensa maioria sem usar máscaras. No começo da noite, com a aglomeração volumosa, uma viatura da PM chegou a ir ao local, orientando as pessoas do risco de contaminação.