Equipes da Usina Hidrelétrica de Aimorés, pertencente à Aliança Geração de Energia S.A., vão realizar um novo teste da sirene localizada no bairro Barra do Manhuaçu, na cidade de Aimorés (MG), neste sábado, 29 de maio, às 15 horas.
Cerca de 15 pessoas serão posicionadas em pontos estratégicos nas cidades de Aimorés (MG) e Baixo Guandu (ES) portando equipamentos de medição de nível e pressão sonora (decibelímetros), que registrarão a intensidade do som da sirene em cada ponto mapeado. O toque da sirene soará durante um minuto e, caso seja necessário, pode se repetir por mais um minuto até atingir todos os parâmetros técnicos necessários para a avalição. Durante o teste, as pessoas não precisam sair de casa e podem continuar com as atividades de rotina normalmente.
O teste da sirene do Trecho de Vazão Reduzida (TVR) faz parte das ações preventivas do Plano de Segurança e Alerta da Usina Hidrelétrica de Aimorés e será realizado com emissão de som para avaliar a abrangência e a altura do toque, bem como verificar a percepção da comunidade sobre essa forma de acionamento. Outros testes surdos e manutenções são realizados com frequência, sem emissão sonora.
De acordo com Adilison Melo, coordenador da Usina de Aimorés, o objetivo do teste é verificar as condições técnicas do equipamento caso um acionamento real seja necessário. “Importante ressaltar que essa sirene está associada ao Programa de Segurança e Alerta e aos alertas de enchentes no período de chuvas. De qualquer forma as estruturas da Usina permanecem em condição normal de segurança”, explica.
Além das equipas da Usina de Aimoré, toda a atividade contará também com o apoio e acompanhamento da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC) de Aimorés.
Programa de Segurança e Alerta
O Programa de Segurança e Alerta no Trecho de Vazão Reduzida (TVR) é um dos compromissos da Aliança Energia para viabilizar a segurança das comunidades em relação ao TVR. Além do Sistema de Alerta de cores, para informar a população sobre as variações das vazões do rio Doce no TVR, poderá ser acionada a sirene instalada na Barra do Manhuaçu. A sirene somente será acionada em situações com vertimento (liberação de água pelas comportas da barragem principal da Usina de Aimorés) em volume acima de 3.000m³/s e, se nesta situação, houver a parada das 03 (três) unidades geradoras e, consequentemente, a necessidade de aumentar o vertimento na mesma proporção da vazão interrompida pelas unidades geradoras (máximo de 1.450m³/s).
FONTE: Assessoria de Imprensa Aliança Energia