A Fundação Renova enviou na tarde de ontem ao Folha 1, via email, nota de esclarecimento sobre o funcionamento da plataforma indenizatória criada para reparar danos da tragédia ambiental da Samarco, atendendo a sentença da Justiça Federal que garantiu reparação aos casos de difícil comprovação de danos.
Na nota, a Fundação Renova garante que “nenhum requerente (os atingidos, no caso) será prejudicado em relação ao prazo ou documentação exigida”, informando que o Portal do Advogado traz todas as informações sobre o preenchimento adequado da plataforma on line e que possui “equipes dedicadas para tratar de eventuais problemas na utilização”.
A nota da Fundação Renova decorre de matéria publicada ontem (11/01) no Folha 1, dando conta de eventuais falhas na plataforma indenizatória, que impedem os advogados de inserirem dados de atingidos de Baixo Guandu que se enquadram na sentença judicial que garantiu a reparação.
A nota da Fundação Renova não faz referência aos usuários da plataforma, que também estariam com dificuldades de fazer alterações nos seus cadastros. O receio dos atingidos é perder o prazo , já que a inclusão no sistema indenizatório a princípio termina no dia 31 de janeiro. A matéria publicada no Folha 1 pode ser acessada CLICANDO AQUI.
A nota enviada pela Fundação Renova sobre a plataforma indenizatória possui o seguinte teor:
Esclarecimento:
A Fundação Renova informa que o Portal do Advogado, disponível no site www.fundacaorenova.org, traz todas as orientações sobre o preenchimento adequado da plataforma online criada para a implementação do Sistema Indenizatório Simplificado. A Fundação Renova possui equipes dedicadas para tratar de eventuais problemas na utilização da plataforma. Os advogados podem tirar suas dúvidas por meio do telefone 0800 031 2303. Já o departamento Jurídico da Fundação Renova está em contato permanente com os advogados dos requerentes por SMS, e-mail ou WhatsApp.
CONTESTAÇÃO
A Fundação Renova ressalta que, se o advogado identificar algum problema durante a utilização da plataforma, ele pode utilizar o campo “Contestação”, disponível nas etapas de preenchimento do requerimento de indenização. Dessa maneira, ninguém é excluído ou perde o prazo, pois a “Contestação” está registrada. É possível, por exemplo, na “Contestação”, incluir nomes de requerentes cujas informações não foram anexadas automaticamente.
O sistema está preparado para incluir pessoas cujas informações não são detectadas automaticamente, por meio do processo da contestação. Desta forma, nenhum requerente será prejudicado em relação ao prazo ou documentação exigida.
INFORMAÇÃO
Para facilitar ainda mais o acesso à plataforma, além de todas as orientações já disponíveis no Portal do Advogado e a assistência das equipes, existe um passo a passo e um glossário disponíveis para consulta. Outros materiais são preparados sempre que é verificada necessidade específica.
Até o final de dezembro de 2020, mais de 3,2 mil pessoas já tinham recebido o pagamento pelo novo Sistema Indenizatório Simplificado, sendo quase 2.000 de Baixo Guandu. O valor total pago ultrapassa R$ 290 milhões.
Atenciosamente,
Brunela Alves
Assessoria de Comunicação
imprensa@fundacaorenova.org
www.fundacaorenova.org
Fiz meu cadastro em 2017 ate ontem não recebi nada sempre pesquei e vendia meu pescado também comprava pra revender hoje não pesco nem tenho como comprar mais vivo fazendo bico mais minha renda caiu 70% entrego nas mãos de Deus
Todos os moradores de Baixo Guandu foram prejudicados. Estamos comprando água e usando água contaminada do rio doce para demais necessidades
Eu fiz o cadastro no dia 13 /7/2020 e me falarao q nao tenho direito sou agricultura e pescadora de rio e represas fiquei muito triste com essa resposta q tive
Boa tarde fiz meu cadastro e espero tbm receber pq sou de baixo guandu
Meu ex marido me colocou como dependente aí não consigo fazer meu cadastro
Meu marido ex me colocou como dependente aí não consigo fazer meu cadastro
Que bom que desfez um mal entendido que circulava na internet.