Tudo indica que teremos 5 candidatos a prefeito em Baixo Guandu na eleição marcada para 15 de novembro, a julgar pela movimentação política observada nos últimos dias.
O prazo para realização das convenções partidárias termina na próxima quarta-feira, dia 16 de setembro, sendo que já no domingo, dia 13, pelos menos 9 partidos já estarão oficializando as coligações em torno dos candidatos a prefeito.
Mas o prazo para registro dos candidatos a prefeito e vice vai até 25 de setembro, bem como o registro dos nomes que vão concorrer a vereadores pelos diversos partidos. A campanha eleitoral pode já pode ser iniciada oficialmente no dia 26 de setembro.
As 5 prováveis candidaturas a prefeito são as seguintes:
Eloy Avelino (PDT)
O atual vice prefeito vai ter o nome oficializado no próximo domingo, tendo como candidata a vice a pedagoga Lorrany Rodrigues. A dupla é a aposta do prefeito Neto Barros para fazer o sucessor e dar continuidade à atual gestão, que é reconhecidamente bem avaliada em Baixo Guandu.
Lastênio Cardoso (Solidariedade)
O ex-prefeito (2005/2012) tenta voltar ao Executivo tendo como candidato a vice o médico dr. Patrick Perutti. A convenção conjunta de 5 partidos vai oficializar os nomes no dia 13, em convenção marcada para o Círculo Operário.
Aguinaldo da Fênix (PSB)
O vereador é candidato a prefeito com o apoio do deputado estadual Dary Pagung, tendo como candidato a vice o também vereador Romilson Araújo. A convenção ainda não tinha data definida até a manhã de hoje.
Wilton Minarini (PSD)
O atual presidente da Câmara confirmou ontem em suas redes sociais que mantém a pré-candidatura a prefeito e a convenção do seu partido ocorre no dia 16 de setembro. O candidato a vice não está definido, mas Wilton garante que não recuará da intenção de chegar à chefia do Executivo.
Valteir da Sim (PSC)
O empresário do ramo de auto escola também confirma a candidatura a prefeito, mas não revelou quem é o vice.