Interditada parcialmente desde março de 2025, quando a equipe de engenharia do DNIT encontrou danos severos em sua estrutura, a ponte do Fontenelle, localizada entre Colatina e Baixo Guandu, na BR-259, está 100% liberada para o tráfego de veículos.
Durante 15 meses, a ponte passou por um amplo serviço de recuperação, ficando mais de um ano com tráfego pesado inteiramente proibido. Um sistema de pare e siga foi ali instalado para permitir a passagem apenas de veículos leves, mas desde sábado o tráfego está definitivamente liberado.
O fim das obras é um alívio para caminhoneiros que usam a rodovia na ligação entre Minas Gerais e o Espírito Santo, bem como para as cidades de Colatina e Baixo Guandu. As duas cidades sofreram durante mais de um ano, em função do tráfego pesado que acabava muitas vezes desviado e causava sérios danos às vias públicas no perímetro urbano.
Um alívio para os prefeitos Renzo Vasconcelos (Colatina) e Lastênio Cardoso (Baixo Guandu), que durante mais de um ano reclamavam prejuízos na reparação de vias urbanas em função do tráfego pesado.
Mas o alívio maior é para a economia da região, que vinha sendo prejudicada com a restrição da passagem do tráfego pesado. O trabalho do DNIT ficou excelente, trazendo agora a segurança necessária para o tráfego de veículos, sem o incomodo do pare e siga que causava atrasos nas viagens.
Um usuário da ponte fez neste sábado um vídeo na ponte, celebrando o final das obras:
Publicado em 28/06/2026









