Baixo Guandu e região continuam sob efeito de uma massa de ar polar, que mantém as temperaturas bem baixas neste início de inverno, que começou oficialmente no último sábado, 20 de junho.
E o inverno chegou chegando: na madrugada de ontem (domingo) os termômetros marcaram 12 graus na sede de Baixo Guandu. O inverno vai até 22 de setembro, quando começa a primavera.
Segundo os institutos de meteorologia, o começo do inverno vai ser bastante frio no Espírito Santo. Pelo menos até 30 de junho as temperaturas vão ficar entre 13 graus de mínima e 28 graus de máxima, porém nas regiões mais altas os termômetros podem registrar aproximadamente 5 graus.
O padroeiro de Baixo Guandu, portanto, será comemorado este ano com temperaturas bem típicas de inverno. O Dia de São Pedro (próxima segunda-feira, dia 29 de junho, feriado municipal) terá ainda presença da massa de ar frio, com madrugada fria e dia com sol, sem chuva, mas sem passar de 28 graus.
Quem mora em Baixo Guandu está acostumado a altas temperaturas, na maior parte do ano, razão pela qual o frio mais intenso se torna uma novidade na cidade. Na sede, este ano os termômetros já registraram 11 graus no começo de junho, mas em regiões altas do município (Alto Mutum, Mutum Claro, Alto Lage, Monjolo), o frio foi bem mais intenso, com registro de 5 graus ao ar livre.
Publicado em 22/06/2026










