Baixo Guandu vive nesta segunda-feira (8/12) um momento histórico: pela primeira em 90 anos de emancipação política, uma mulher negra vai assumir o Cargo de vereadora na Câmara Municipal. A posse está marcada para às 17h30m, na sede do Legislativo.
Quem toma posse é Lorrany Rodrigues, que foi eleita primeira suplente do partido REDE na eleição de 2024. Ela substitui o vereador professor Messenas, que renunciou na semana passada ao mandato (2025/28), por determinação da Procuradoria -Geral Federal, já que é professor e pesquisador do IFES e não pode acumular estas funções com a de vereador.
Lorrany Rodrigues é formada em curso superior e exerceu funções públicas relevantes na Secretaria de Assistência Social e também no hospital de Baixo Guandu. Possui uma boa experiência especialmente nas demandas sociais, e já concorreu a vice-prefeita na eleição do ano 2020.
“Assumo o mandato consciente da responsabilidade, com o compromisso de buscar o melhor para a população de Baixo Guandu, com atenção especial às demandas que afetam as pessoas mais humildes”, explicou ontem Lorrany Rodrigues.
História
Na história de Baixo Guandu, o primeiro vereador negro foi eleito em 1954: trata-se do médico Celso Francisco Borges, que viria a se transformar num dos maiores líderes políticos da história do município.

Dr. Celso exerceu a presidência da Câmara Municipal entre 1955/56 e já em 1958 se elegeria prefeito de Baixo Guandu. Em 1962 foi eleito deputado estadual, reelegendo-se em 1966. Ficou como deputado estadual até 1970, quando abandonou em definitivo a política.
Considerado um médico humanitário, eficiente e muito ligado à população mais humilde, Dr. Celso era capixaba de Fundão, chegou em Baixo Guandu em 1948 e nunca mais deixou a cidade. Faleceu de problemas cardíacos em 1987, aos 72 anos, deixando um legado de amor ao próximo e dedicação aos pobres como médico.
Publicado em 08/12/2025












Dr Celso se tornou um amigo, pacato, com palavras mansas,mais de uma sabedoria incrível, tive amizade com ele e sua esposa Maria, quando faleceu Baixo guandu sentiu que estava perdendo uma pessoa do bem,médico renomado, amigo inseparável de minha vó, resta aqui só saudades, descanse em paz meu amigo, quanto à Vereadora:parabéns, não deixe nossa história cair ao esquecimento.
Vai minha homenagem ao Dr. Celso médico da minha família, símbolo da capacidade, simplicidade e humildade.