Baixo Guandu vive nesta segunda-feira (8/12) um momento histórico: pela primeira em 90 anos de emancipação política, uma mulher negra vai assumir o Cargo de vereadora na Câmara Municipal. A posse está marcada para às 17h30m, na sede do Legislativo.
Quem toma posse é Lorrany Rodrigues, que foi eleita primeira suplente do partido REDE na eleição de 2024. Ela substitui o vereador professor Messenas, que renunciou na semana passada ao mandato (2025/28), por determinação da Procuradoria -Geral Federal, já que é professor e pesquisador do IFES e não pode acumular estas funções com a de vereador.
Lorrany Rodrigues é formada em curso superior e exerceu funções públicas relevantes na Secretaria de Assistência Social e também no hospital de Baixo Guandu. Possui uma boa experiência especialmente nas demandas sociais, e já concorreu a vice-prefeita na eleição do ano 2020.
“Assumo o mandato consciente da responsabilidade, com o compromisso de buscar o melhor para a população de Baixo Guandu, com atenção especial às demandas que afetam as pessoas mais humildes”, explicou ontem Lorrany Rodrigues.
História
Na história de Baixo Guandu, o primeiro vereador negro foi eleito em 1954: trata-se do médico Celso Francisco Borges, que viria a se transformar num dos maiores líderes políticos da história do município.

Dr. Celso exerceu a presidência da Câmara Municipal entre 1955/56 e já em 1958 se elegeria prefeito de Baixo Guandu. Em 1962 foi eleito deputado estadual, reelegendo-se em 1966. Ficou como deputado estadual até 1970, quando abandonou em definitivo a política.
Considerado um médico humanitário, eficiente e muito ligado à população mais humilde, Dr. Celso era capixaba de Fundão, chegou em Baixo Guandu em 1948 e nunca mais deixou a cidade. Faleceu de problemas cardíacos em 1987, aos 72 anos, deixando um legado de amor ao próximo e dedicação aos pobres como médico.
Publicado em 08/12/2025










