Imaginem o que é trabalhar durante 50 anos, no mesmo lugar, exercendo a profissão de barbeiro e conquistar, com simpatia e jeito simples de ser, o carinho dos vizinhos com uma surpresa emocionante exatamente na data (15/10/2025) que completou o cinquentenário exercendo a função?
Pois foi exatamente isso que aconteceu com o barbeiro Idevaldo Teodoro da Silva, de 76 anos, que diariamente pedala sua bicicleta do bairro Igrejinha até a rua Pedro Nolasco, pertinho da Padaria União Portuguesa, em Aimorés (MG) para atender sua clientela formada durante 50 anos de dedicação e muita simpatia, sempre bem humorado e com uma conversa muito agradável.
Homenagem
Exatamente no dia 15 de outubro último, quando completou 50 anos do ofício de barbeiro no mesmo local, Idevaldo recebeu uma grande surpresa: seus vizinhos de trabalho foram até a barbearia para comemorar a data, levando um bolo preparado pela padaria União Portuguesa, cuja proprietária, Micheline S. Cardozo, é “amiga de longa data e muito querida”.
“Eu fiquei muito emocionado e confesso que chorei. Recebi amigos daqui de perto da barbearia, alguns dos meus filhos e fiquei muito agradecido pela lembrança”, explicou Idevaldo Teodoro da Silva.

História
A história do barbeiro Idevaldo é inspiradora: morava na roça, no interior de Aimorés, e aos 12 anos de idade começou a cortar cabelos, ensinado pelo irmão Romualdo, que também era jogador de futebol.
“Eu sempre tive muita fé e pedia a Deus para me tirar da roça, permitindo seguir uma profissão na cidade”, lembra Idevaldo. Com 26 anos de idade, em 1975, surgiu a grande oportunidade, atuando poucas semanas no bairro Igrejinha, em Aimorés, para onde havia se mudado, até que surgiu a oportunidade de adquirir um salão de barbeiro no local onde está hoje, na rua Pedro Nolasco, pertinho da padaria União Portuguesa.
Idevaldo explica que iniciou de maneira muito simples: “era apenas uma cadeira de madeira, uma tesourinha e uma máquina de cortar cabelo à mão”, explica ele, que nunca se esqueceu dos primeiros clientes.
“Meus primeiros clientes foram o açougueiro Pedro Ramos, o ferroviário Lucio Carpeli e o farmacêutico Irineu Jardim. De lá pra cá milhares de clientes já passaram pela barbearia e procuro atender a todos com carinho e dedicação”.

Família
Casado com dona Floricena Moreira da Silva, há 53 anos, Idevaldo teve 8 filhos, todos vivos: Genes, Gecinaldo, Genivaldo, Genilton, Geferson, Janderson, Jasson e Gessiane. Os sete primeiros são todos moradores em Aimorés, apenas a caçula Gessiane (única filha), mora em Vitória.

Idevaldo Teodoro é orgulhoso da família que construiu. “Todos são muito queridos na cidade, nunca me deram trabalho, sempre unidos”, lembra Idevaldo, que é Evangélico da Casa de Oração e acredita que sua fé foi um fator fundamental para transformar em sucesso sua profissão e formar uma bela família.
A barbearia continua simples, aos 50 anos de existência, mas cheia de carinho para atender aos clientes. “Além da família e dos amigos, a barbearia é a minha razão de viver. Aqui fiz clientes e amigos e consegui construir o suficiente para ser uma pessoa muito feliz”, conclui Idevaldo Teodoro da Silva.

Publicado em 28/10/2025











Parabéns pelo ilustre e dedicado barbriro
Tio IdevaldoTeodoro quanto orgulho de ser sua sobrinha 🥰 parabéns Deus te abençoe sempre 🙏🏼
Tio muito querido.Exemplo de vida .Servo do Deus Altíssimo.