O tempo virou no Espírito Santo neste final de semana, com registro de chuvas bem significativas em várias cidades de todas as regiões, incluindo Baixo Guandu, que na tarde/noite de ontem sentiu os efeitos do temporal, com 22 mm registrados na sede do município.
Os serviços de meteorologia já alertavam desde sexta-feira que o Estado teria mudança de tempo, depois de pelo menos 60/90 dias praticamente sem chuvas na maioria das regiões capixabas.
Em cidades como Santa Teresa, na região serrana, e Barra de São Francisco, no Noroeste do Estado, a chuva forte alagou ruas, invadiu residências e até a cobertura de um posto de gasolina (em São Francisco) foi levada pela força do vento. Felizmente, não há registro de vítimas com ferimentos e bem desabrigados.
Em Baixo Guandu
A chuva em Baixo Guandu chegou com relâmpagos e trovoadas a partir das 17 horas. A previsao da meteorologia indicava 5/10 mm, mas o temporal surpreendeu com 22mm registrados na sede do município. A chuva demorou pouco mais de uma hora e atingiu especialmente a sede e arredores, mas também chegou com menor intensidade em alguns distritos.
“É um alento esta chuva, que começa a molhar a terra, mas longe de resolver o problema da estiagem, que secou as pastagens e deixou os córregos quase sem água”, explicou hoje pela manhã um produtor rural.
Chuva em agosto é raro em Baixo Guandu, situação que continua desta forma, normalmente, no mês de setembro. A partir de outubro é que as chuvas aumentam gradativamente, trazendo o verde de volta às pastarias.
De qualquer forma, a chuva que chegou neste sábado é sempre um alento. Os córregos ganharam um pouco de volume e vão facilitar a irrigação nas lavouras pelo menos nos próximos dias.
A previsão dos serviços de meteorologia é da possibilidade de novas chuvas até terça-feira. Já a partir da próxima quarta-feira, a tendência é o sol e o calor retornarem com força.
Publicado em 31/08/2025