Milhares de atingidos pelo Caso Samarco, que aderiram ao Programa de Indenização Definitiva (PID) estão ansiosos para pagamentos em massa do valor de R$ 35 mil , entre hoje (15/5) e sexta-feira (amanhã), considerando que nas últimas semanas milhares de requerentes tiveram seus acordos homologados pela Justiça, conforme prevê o Acordo de Reparação do Rio Doce.
A Samarco informou em nota oficial ontem (14/5) que 5 mil requerentes em toda a bacia do rio Doce e região estuarina já receberam os R$ 35 mil de indenização, porém a expectativa é de um grande salto nestes números nos próximos 2 dias.
Nos diversos grupos de whatsapp formados ao longo do rio Doce para informações sobre o PID, o otimismo é grande com a quantidade de pagamentos entre esta quinta e amanhã, sexta-feira. “Os próprios atendentes da Samarco, via telefone, estão informando isso aos atingidos. Vai haver uma liberação enorme de pagamentos sim”, escreveu uma pessoa que buscou informações na Samarco.
Mais de 200 mil
A adesão ao Programa de Indenização Definitiva (PID) se encerra dentro de mais 11 dias, ou seja, em 26 de maio próximo. Por enquanto, são cerca de 220 mil atingidos pelo rompimento da barragem de Mariana que requereram a indenização, porém a expectativa é que os requerimentos ultrapassem 300 mil até o próximo dia 26.
A Samarco, que administra agora os pagamentos das indenizações, não informou oficialmente esta semana quantos pagamentos serão liberados a partir de hoje. Geralmente os depósitos caem nas contas dos requerentes às sextas-feiras. Como nos últimos 15 dias houve uma enorme quantidade de propostas homologadas pela Justiça, a expectativa é da liberação de uma enorme quantidade de pagamentos até sexta-feira. Os pagamentos caem diretamente nas contas bancárias dos requerentes.
Publicado em 15/05/2025
Maravilha