Chegando o dia da assinatura da repactuação do Caso Samarco, praticamente definida para a próxima sexta-feira (25/10), alguns municípios mineiros e capixabas podem ficar de fora deste ‘novo acordo’, preferindo receber indenização pela ação que corre na Inglaterra, cujo julgamento teve início nesta semana.
O anúncio foi feito ontem pelo jornal Estado de Minas, que acompanha o julgamento na Corte Inglesa e ontem entrevistou alguns representantes dos municípios que acompanham o processo.
Entre os entrevistados está o procurador-geral do município de Baixo Guandu, Rodrigo Rodrigues, que afirmou:
“Nunca fomos procurados para compor este acordo. Por outro lado, os advogados da Inglaterra passaram meses dentro das secretarias municipais e entrevistando servidores para saber quais foram os prejuízos que sofremos. Como confiar em um acordo que nem procurou saber quais nossos danos”, indagou o procurador-geral Rodrigo Rodrigues, do município de Baixo Guandu, no Espírito Santo.
Outros
Outros representantes de municípios dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo que estão na Inglaterra, também demonstraram resistência à repactuação, que deve ser assinada na próxima sexta-feira, no valor de R$ 170 bilhões, sendo R$ 100 bilhões em dinheiro novo, que seriam liberados ao longo dos próximos 20 anos.
“A repactuação seria parcelada em duas décadas. Muito pior do que em Londres, onde tudo caminha para uma condenação com pagamento imediato, coisa de um ano. Os 20 anos serão lesivos aos municípios. Porque virarão quase 30 anos desde a tragédia para terminar de receber”, avaliou o chefe de gabinete da Prefeitura de Ouro Preto, Zaqueu Antônio Moreira.
A procuradora-geral do município de Marilândia, Isadora do Carmo Junca Pandini (ES) também vê com ressalvas o acordo de repactuação:
“Não se sabe se no acordo será uma verba que já vem amarrada e distribuída pelo Estado. Já com a decisão em que investir. Pode vir verba para a educação, mas a área mais necessitada é a saúde. Às vezes constrói uma escola, e a Prefeitura não teria recursos para manter, então a verba teria que ser para custeio”, afirmou ao Estado de Minas a procuradora Isadora do Carmo.
Boa Noite e verdade isso é muito triste mesmo está agua e uma tristeza quem usa sabe como é pega esta água colocar pra ferver em canecao de alumínio pra vc ver a cor que fica o canecao só Deus
Um monte de gente folgada que nunca pegou um peixe na vida, muitos nem moram nas regiões afetadas, muitos casaram e “descasaram” para ganhar mais indenizações, com aval de “advogados” que agiram de absurda ilegalidade, sugerindo até mesmo falsificações de assinaturas. Aqueles que deveriam e, de fato, teriam direito em receber, muitos desses não foram realmente e de forma justa, contemplados.
E a preocupação com o bioma afetado mesmo, certeza que a imensa maioria nem está esquentando a cabeça.
Hipocrisia aqui é mato.
É uma vergonha isso, até hoje meus pais compram água, porque depois do desastre a água não foi a mesma, muitos estão ficando doentes devido a água
O engraçado é que os governos não fizeram NADA nestes 9 anos. O Judiciário não deu prosseguimento ao processo… e agora que os cidadãos processaram na Inglaterra e há um lampejo de esperança. LULA, ladr@o, quer “gerir” as indenizações. Lembre disso!! Pelo amor de Deus! Abra os olhos ao menos pra ver a cara de quem continua dando tapa na sua cara!!
Agente passou um momentos muito difíceis em 2015
Foi muito difícil ter que comprar água .só quem passou esse momento tão difícil sabe .
Em 2015 quando aconteceu isso foi muito difícil pra todos nós agora tem que esperar 20 anos
É uma pouca vergonha, esses governos intrometendo e atrasando as indenizações dos prejudicados,
Tenho vergonha do país que eu moro,fomos impactados e os governantes querendo surrupiar o direito dos pescadores e das pessoas que realmente sofreram danos.,isso é brasil.lembremos nas próximas eleições ,por favor.
Vejo que ninguém confia nas autoridades políticas. Isso é verdade, inclusive eu sou um dos tais. O problema é que não temos o direito de pleitear a nossa causa sem a ajuda de terceiros, isso é que é injusto. Quando ganhamos alguma indenização temos que deixar uma quantia pra traz. No final das contas quem leva a melhor são eles que, na maioria das vezes , ganham muito mais sobre a causa de cada um de nós!
Deicharam a parte dos atingidos sem resolver agora é as prefeitas que precisa ser ajudada e os atingidos ficou r falam em nos pagar fica essa polêmica toda o povo o que fazer? Será que temos que enlouquecer e se matar com esse tempo todo sem solução pelo amor de Deus!
Se vcs tem um coração resolve logo !já deu tempo o povo não aguenta mais
Tendo ter que envelhecer e morrer doente?
Deicharam a parte dos atingidos sem resolver agora é as prefeitas que precisa ser ajudada e os atingidos ficou r falam em nos pagar fica essa polêmica toda o povo o que fazer? Será que temos que enlouquecer e se matar com esse tempo todo sem solução pelo amor de Deus!
Se vcs tem um coração resolve logo !já deu tempo o povo não aguenta mais
Tendo ter que envelhecer e morreu doente?
Isso é uma vergonha os atingido que tem direito de receber os governos estão querendo passar a mão fala que é pra consertar às estradas e saúde mais ninguém ve nada disso vai tudo pro bolso dele comprar fazenda es que dependia da sua renda fica chupando o dedo
1esses idiotas que estão querendo receber o dinheiro do povo, não sabe de nada: 90% da população não pode comprar água mineral, esse rio continua cheio de metais pesados e os peixes com tumores externos e interno, se o sangue de uma baleia que estáva encalhada foi constatado metais no exame feito em laboratório, vocês governantes na acham que vidas humanas estão correndo sério risco de vida bebendo dessa água? Já está acontecendo vários casos de saúde e ninguém se preocupa em fazer exames mais aprofundados pra ver se o povo está contaminado com esses metais e agora estão querendo tomar o dinheiro dos atingidos, isso é uma vergonha brasileira a nível internacional…..vamos esperar o resultado da Inglaterra. O povo precisa unir e lutar pelos seus direitos. Desde 2015 não podemos comer o único alimento que a gente podia, éra o peixe que a gente pescava. Os alimentos que são irrigados com a água do rio doce , os animais que bebe dessa agua: o risco é muito grande em todos aspectos
Você falou tudo,meus pais moram em são José do goiabal, próximo ao rio doce,e até hoje eles compram água porque desde então a água não voltou a que era ,está uma água imprópria para o consumo, graças a Deus meus pais tá tendo condições de comprar água mineral e aqueles que não têm, tem muita gente ainda que não recebeu um centavo se quer.
Depois de tantas controvérsias, erros, falta de vergonha, falta de justiça, enfim fica até difícil de a gente expor um comentário, porquê podemos ser injusto com pessoas que não merecem, porquê na verdade são essas pessoas que estão aí até hoje sem receber nem um centavo, eu não sobrevivia financeiramente do rio doce, como teve centenas de pessoas que mentiram, nunca foram e talvez nem conhece o rio Doce, mas receberam dinheiro dizendo que era isso, que fazia isto, aquilo, etc e tal, eu dependia, como dependo da água para minha sobrevivência e da minha família, como todos atingidos dependem, tive que mudar minha rotina em relação a água, gastar dinheiro e estou gastando até hoje, enfim qual é o custo disto, não sei quantificar.
Procurei uma advogada, para perguntar se a minha esposa poderia dar entrada no processo, porquê minha esposa trabalha manipulando alimentos, ela disse que não e se for fazer o levantamento dos processos que ela fez, tem várias pessoas que não conhece nem o rio Doce.
Enfim, eu não tenho nada a ver com as coisas que foram feitas, que tem que responder são os advogados que trabalharam nestes processos, as empresas controladoras destes rejeitos que foram lançados no rio Doce e principalmente a tal da Renova.
E o que mais deixa a gente frustrados, é que o crime foi acontecido aqui no nosso país o Brasil e precisar de um escritório de advocacia Inglesa ter que entrar na justiça na Inglaterra, para que seja feita a justiça correta, prezados e prezadas atingidos e atingidas, é lamentável.
Eu conheço pessoas que nunca foi na beira do Río doce ,e recebeu uma grana alta dizendo que pescava, tenho certeza que muitas como essa pessoa não tem coragem de iscar um anzol com minhoca porque tem medo de pegar a mesma
Muitos moradores do bairro Mauá não recebeu e pessoas de outro país receberam, agora diga pq receberam? se quem mora aqui sofreu todos os danos e ficou sem receber e quantos receberam família toda e várias vezes ainda e estão querendo mais, justiça passou distante só injustiça credo….
Isso é roubo dos governos do Estado quando tem familiares passando necessidade contando com esse dinheiro os gorvernadores tão querendo é tirar das pessoas nessecitado esse gorvernadores tinha que tomar vergonha na cara ajuda população não tira das pessoas
Uma covardia com os atingidos o que é 30.000mil para quem perdeu a vida, para quem perdeu suas moradias, para quem perdeu sua renda, para quem interrou seu sonho e projetos nesse mar de lama.
Injustiça isso e uma vergonha.Espero que nosso prefeito vote contra
ESTAMOS AGUARDANDO POR JUSTIÇA JUSTA A 9 ANOS, ESPERAMOS POR UM RESULTADO POSITIVO POR PARTE DO ESCRITÓRIO QUE NOS REPRESENTA, CONFIO NELES E SÃO NOSSA ÚNICA ESPERANÇA DE UM RETORNO QUE NOS FAÇA MELHORAR A SITUAÇÃO DEPOIS DESSA TRAGÉDIA
EM 20 ANOS METADE DDOS ATINGIDOS JÁ MORRERAM PELA IDADE OU POR DOENÇAS PROVOCADAS PELOS DEJEITOS DAS MINERADORAS EM 2015, JÁ SE FORAM 9 ANOS AGORA MAIS 20, É UMA VERGONHA FAZER ISSO COM AS PESSOAS QUE ESTÃO ESPERANDO
só acho muito injusto quem nunca recebeu nada e ter que esperar por mais anos sendo que as empresas podem sim pagar todos os danos aos atingido diretamente e não os governos que nunca dependeu do nosso peixe muito menos nossa água.tambem acho injusto o governo ter praso de pagamento definido os atingidos ter que ficar esperando a boa vontade do depósito .mas Deus está no controle de tudo Deus sabe como os filhos dele estão passando e vai interceder por cada um de nós .
Tem que um final está história da samarco pra ficar em paz um pouco por que muito sofrimento dás pessoas que esperam por este danos causados por esta empresa desde 2015 este sofrimento dás pessoas que Deus cuida de todos pra dar certo
Tudo no Brasil é sempre para favorecer aos grandes, 20 anos é para a vale pagar só com juros de aplicação .Ou seja , em 30 anos a vale mais que triplicou seus lucros e quem sofreu com a lama já morreu.
Estamos tendo danos a nossa saúde. Ninguém tá se preocupando com a nossa saúde q já foi muito afetada e ainda pode piorar. Descaso total
Melhor é acertar de uma vez com os impactados.
Ex: pescadores, moradores ribeirinhos que estão ligados a água do rio doce.
cada dia um historia pra boi dormir, aff cansada de tanto lero lero.
Eu entendi que a matéria acima citado está relacionada a indenização dos municípios e estados, não sei se tem haver com os processos individuais das pessoas que também estão aguando uma solução deste processo.
foi o que entendi tbm, esse caso da matéria não tem haver com o da BHP, o qie ocorre é que esses municípios citados acima não quer aceitar esse acordo que a samarco está propondo a receber co. 20 anos e quer migrar pro processo da BHP que se ganharmos paga a indenização em 1 ano.
Tou 63 anos isso é covardia só enrolando o povo resolve isso de uma vez fica empurrando com a barriga e não resolve nada
Até quando vamos espera? Estou com 64 anos e quando aconteceu a tragédia eu tinha 55 anos! Eu que passei por tudo e não meus decendentes eu sofro e outros esbanja não tá certo! Chega de esperar o governo tem de pagar tudo de uma vez por que daqui 20 anos não estou mais aqui…. prioridade a quem sofreu com a tragédia e ainda vai estender mais 20 anos vai pra 29 anos descaso e umilhacao e covardia que faz com as pessoas e depois quer votos só olha o lado deles……. dinheiro já na nossa conta não aguentamos mais!
20 anos vai tem poucas pessoas vivas pra quem já tá com a idade avançada é muito tempo e outra se esse dinheiro cair nas mãos desse governo ninguém vê a cor
20 anos vai ter poucas pessoas vivas pra quem já tá com a idade avançada é muito tempo e outra se esse dinheiro cair nas mãos desse governo ninguém vê a cor
Os governantes sempre de olho no dinheiro do povo..
Os governos sempre de olho na grana do povo.
Entregar nas mãos de Deus ele saberás ó que vai ser melhor pra nós
Tem que um final está história da samarco pra ficar em paz um pouco por que muito sofrimento dás pessoas que esperam por este danos causados por esta empresa desde 2015 este sofrimento dás pessoas que Deus cuida de todos pra dar certo
Muita esperteza, os municípios podem esperar 20 anos pois tem os bestas aqui para sustenta-los com os impostos, enquanto isso, nós prejudicados, doentes devido as frustrações, falta de dinheiro até para pagar as contas e o pior… racionando alimento, pera ter o mínimo para comer no dia seguinte.
Precisamos receber aquilo que nos e de direito!
Minha família,já apresenta problemas de saúde devido a preocupações de o que fazer no dia seguinte,.
Peço que Deus tenha misericórdia de nós, pq os governantes não estão tendo!
Só enchem linguiça dizendo que é pelo povo, mas qual povo!?
Meu nome e João Luiz Almeida
Minha fonte de renda ; pesca.