O pontapé inicial do processo de escolha do novo prefeito, vice e vereadores foi dado ontem à noite pelo ex-prefeito Neto Barros em Baixo Guandu, que conseguiu levar mais de 600 pessoas ao ato que marcou o lançamento da pré-candidatura , realizado a partir das 18 horas no escritório do Partido Progressistas, já apelidado de ‘Casa 11’. (Confira a galeria de fotos no final da matéria)
Neto Barros é pré-candidato a retornar ao comando do Executivo em Baixo Guandu, depois de exercer dois mandatos consecutivos (2013/20) com altos índices de aprovação. Na eleição que acontece em outubro, Neto fez uma ampla aliança reunindo 7 partidos, com 98 pré-candidatos a vereadores.
Mesmo se tratando de um sábado à noite, o público presente ao lançamento surpreendeu e mostrou a força política do grupo de Neto Barros, que vai enfrentar nas urnas em outubro, concorrendo também à chefia do Executivo, o prefeito atual Lastênio Cardoso e o administrador Saulo Bussolar.
Apoio do Governo
Os deputados Josias da Vitória (federal) e Raquel Lessa (estadual), presentes ao lançamento da pré-candidatura de Neto Barros, garantiram apoio do Governo do Estado à ‘futura gestão’ em Baixo Guandu.
“Aqui está o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Bruno Lamas, que representa o governador Renato Casagrande nesta festa que lança o nome de Neto Barros a prefeito”, destacou o deputado federal Josias da Vitória, que é o presidente estadual do Partido Progressistas e vê em Neto Barros “a oportunidade de Baixo Guandu retomar o caminho do desenvolvimento, para um futuro melhor para esta importante e querida cidade”.
A deputada estadual Raquel Lessa foi na mesma linha, salientando que Neto Barros terá na sua ‘futura gestão’ não só total apoio do governador Renato Casagrande, mas também “do meu gabinete e do meu mandato, que já coloco à disposição de Baixo Guandu”.
O secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Bruno Lamas, fez questão de destacar o período que trabalhou com Neto Barros naquela pasta. Bruno salientou a competência de Neto, ‘já comprovada como prefeito de Baixo Guandu e também na passagem na Secretaria de Governo da Serra e na Secretaria de Ciência Tecnologia e Inovação’.
“Estou aqui por convicção, certo de que Baixo Guandu terá em Neto o gestor competente que a cidade merece”, falou o secretário Bruno Lamas, que veio acompanhado do pai ao lançamento da pré-candidatura.
Novos rumos
Último a falar no ato do pré-lançamento do seu nome a prefeito, Neto Barros chegou a se emocionar com o grande público que prestigiou o evento, fazendo uma rápida retrospectiva dos dois mandatos de sucesso que fez em Baixo Guandu (2013/20) e revelou estar ‘mais do que preparado” para reassumir o comando do Executivo’.
Neto Barros destacou a necessidade de Baixo Guandu retomar o desenvolvimento, enfatizando a importância da tecnologia, e da melhora nos serviços essenciais em áreas como a saúde e a educação.
Neto assumiu a Prefeitura em 2013 com R$ 65 milhões arrecadados por ano, deixando para seu sucessor uma arrecadação anual, em 2020, superior a R$ 150 milhões.
“Baixo Guandu merece muito mais do que esta gestão muito ruim que aí está”, sublinhou Neto Barros, que agradeceu sensibilizado ao grande apoio da população demonstrado no ato de lançamento da pré-candidatura.