Aquelas 4 ondas de calor que atingiram o Espírito Santo nos últimos meses, com temperaturas até 5º graus acima do normal, parecem estar com os dias contados a partir do final desta semana, quando todo o território capixaba vai receber as frentes frias que trazem dias bem mais frescos.
Segundo a Climatempo, já neste final de semana as temperaturas máximas em Baixo Guandu e região já não passam de 31º graus, mas na próxima semana o frio começa a chegar a partir do dia 28, quarta-feira, com as máximas atingindo 22º e as mínimas 18º graus.
A temperatura cai de vez um 1º de junho, sábado da próxima semana, quando na sede de Baixo Guandu a temperatura mínima chega a 14º graus, a mais baixa do ano 2024. No começo de junho será assim: noites frias entre 14º e 18º graus e com temperaturas nunca passando dos 30º graus durante o dia.
Trata-se de um alívio para quem não gosta de temperatura elevada e teve que enfrentar até 40º graus nas ondas de calor que vieram com força em fevereiro, março e abril. Pelo menos nos próximos 3 meses não teremos mais ondas de calor no Espírito Santo, afinal estaremos em pleno inverno. Mas os meteorologistas já advertem que este inverno terá temperaturas ligeiramente acima da média, situação que reflete o propagado aquecimento global, cujos efeitos muitos não acreditam mas a Ciência tem estudos bem robustos apontando a existência do problema.