Depois de um ano (2025) com chuvas bem abaixo do esperado para 12 meses, Baixo Guandu começa 2026 otimista: em apenas 8 dias, as precipitações somaram 180mm na sede do município, com alterações mínimas de quantidades no interior, situação que traz ânimo ao meio rural.
O ano de 2025 foi de pouca chuva em Baixo Guandu. Em 12 meses, segundo dados colhidos por particulares em pontos distintos do município, a chuva não passou de 660mm, quantidade bem inferior à média histórica anual, que é de aproximadamente 910mm.
O déficit de chuva no ano passado, portanto, ficou em torno de 250mm, uma quantidade muito significativa que trouxe prejuízos às atividades rurais – com pastos para o gado muito prejudicados e lavouras morrendo por falta de água.
Otimista
O mês de dezembro de 2025 foi marcado, inclusive, com alguns municípios da região Noroeste do Estado tendo que programar racionamento de água para garantir o abastecimento à população.
Os primeiros dias de janeiro de 2026, no entanto, trouxeram um grande alívio pelo menos temporário. Em Baixo Guandu choveu 180mm em apenas 8 dias, quantidade suficiente para encher córregos e rios e garantir o ânimo que os produtores rurais esperavam. O verde das pastarias já é visível e os córregos transbordaram, garantindo água inclusive para irrigação quando for necessário neste verão.
Os serviços de meteorologia estão prevendo, por sinal, um mês de janeiro bem chuvoso no Espírito Santo, com temperaturas abaixo da média para o período. Ótima notícia para quem lida com atividades rurais e precisa da chuva para produzir satisfatoriamente.
Publicado em 08/01/2026










