Colatina amanheceu mais triste e silenciosa neste sábado (22/11) , com o falecimento de dona Ilaria Rossi de Vasconcellos, que completaria 99 anos de idade na próxima quarta-feira, 26 de novembro.
Dona Ilaria e seu esposo, Dr. Pergentino de Vasconcellos, marcaram época em Colatina pelo trabalho extraordinário que fizeram, durante décadas, em favor da educação, da saúde, do desenvolvimento e do bem estar social.
A notícia do falecimento de dona Ilaria veio logo pela manhã, através de familiares. O velório vai acontecer no Ginásio de Esportes do Unesc, provavelmente a partir das 10 horas, e o sepultamento deve ocorrer às 17 horas no cemitério de São Vicente.

Chanceler
Filha de família tradicional em Colatina, dona Ilaria Rossi de Vasconcellos nasceu em 26 de novembro de 1926 no distrito de Boapaba. Casou-se em 1949 com Pergentino de Vasconcellos, desenvolvendo a partir daí uma trajetória admirável junto com o marido. Pelas mãos do casal surgiram empreendimentos como o Unesc (uma estrutura universitária com cerca de 5 mil alunos), o Hospital São José, um dos mais modernos da região Noroeste do Estado e a Casa do Menino, que há quase 60 anos acolhe crianças e adolescentes em vulnerabilidade social.
Dona Ilaria sempre foi unanimidade na longa trajetória que desenvolveu na Educação, ao fundar junto com o marido Pergentino de Vasconcellos a Faculdade de Direito, em 1967, depois transformada no Unesc. Durante décadas foi a chanceler do Unesc, trabalhando sobretudo no contato diário com dezenas de milhares de alunos.
O jeito amoroso de dona Ilaria fez dela uma pessoa extremamente querida e admirada, não só no Unesc, mas também na Casa do Menino, que encaminhou milhares de crianças para um futuro melhor. ” Em tudo que dona Ilaria colocava a mão existia um ingrediente fundamental: o amor”, disse hoje pela manhã uma ex-aluna do Unesc, que recebeu com muita tristeza a notícia do falecimento da chanceler que acolhia, orientava e compreendia como ninguém as necessidades dos estudantes.
No dia 26 de agosto último, dona Ilaria Rossi de Vasconcellos ainda participou das comemorações do centenário de nascimento do marido, Dr. Pergentino de Vasconcellos. Estava muito feliz por ter tido a oportunidade de celebrar o centenário de nascimento de Pergentino, que faleceu em 2021, aos 96 anos de idade.
Mas o estado de saúde já inspirava cuidados e nos últimos meses passou por algumas internações no hospital São José, além de exames especializados em São Paulo. No amanhecer deste sábado, 22 de novembro, dona Ilaria Rossi de Vasconcellos despediu-se da vida deixando um legado inesquecível na história de Colatina.
Fonte: colatinahoje.com.br
Publicado em 22/11/2025










