Pessoas residentes em Baixo Guandu e que tem algum tipo de ação indenizatória na Justiça, estão sendo alvo de bandidos que tentam aplicar o “golpe do falso advogado”, na tentativa de obter depósitos para liberação de uma suposta decisão judicial favorável.
Pelo menos dois advogados de Baixo Guandu divulgaram em suas redes sociais ocorrências deste tipo , alertando seus clientes sobre o golpe. Há pelo menos a confirmação de um caso de cliente que caiu no golpe, enviando uma quantia de dinheiro via Pix para uma conta indicada pela pessoa que entrou em contato, na promessa de receber dinheiro da ação que corre na Justiça.
“O golpista é muito convincente, se apresenta via whatsapp até com a foto do advogado ou advogada, mostrando também documentos falsificados de uma decisão favorável da Justiça, mas é tudo golpe”, explicou uma pessoa ontem, moradora em Baixo Guandu, que por pouco não perdeu R$ 1.200,00 solicitados pelo bandido.
Como funciona
O “golpe do falso advogado” está recorrente também em todo o Estado do Espírito Santo, onde foram registrados 569 casos somente em 2025, conforme informações da OAB -ES.
A maneira de agir dos golpistas é parecido: eles tem acesso a dados de processos nos portais da Justiça, entrando em contato com os interessados se passando por seus advogados ou por alguém do escritório destes profissionais.
Os golpistas geralmente alegam que precisam de dinheiro via Pix, para pagamento de custos judiciais, ou dos próprios honorários, para em seguida liberarem o dinheiro da suposta decisão favorável .Depois de receberem este dinheiro, simplesmente desaparecem e deixam as vítimas no prejuízo.
Publicado em 02/09/2025