Publicado em 15/03/2025
As mineradoras BHP e Vale emitiram uma nota conjunta na noite desta quinta-feira, 13, dizendo que trabalham “lado a lado” na compensação ao acidente de Mariana, de 2015, quando uma barragem da Samarco, joint venture das duas empresas, rompeu matando 19 pessoas.
Segundo BHP e Vale, o processo em andamento no Reino Unido “vende ilusões” por tratar de questões já resolvidas no Brasil.
A nota vem em reação a afirmações do advogado britânico TomGoodhead de que as empresas divergem na condução da defesa emação sobre o acidente de Mariana na Justiça do Reino Unido, com aVale “mais pragmática e disposta a fazer a coisa certa” e a BHP comcondução supostamente protelatória, versão negada pelas duas empresas.
Goodhead chefia o escritório que representa pessoas e municípios vítimas do acidente no processo que encerrou hoje a fase de alegações. Uma primeira decisão sobre a responsabilidade da BHP é esperada para o segundo semestre deste ano. A Vale não é ré, mas terá de arcar com metade de uma eventual indenização.
Segue, na íntegra, a nota conjunta de Vale e BHP:
“Como acionistas da Samarco, a BHP Brasil e a Vale sempre atuaram de forma conjunta e comprometida na busca pelas melhores soluções para a compensação e a reparação dos impactos do rompimento da barragem de Fundão. Desde o início, ambas as empresas têm trabalhado lado a lado, com senso de responsabilidade e espírito de parceria, para garantir que as medidas adotadas sejam eficazes e justas para todas as partes envolvidas.
Esse compromisso se reflete no Acordo de Reparação, homologado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em novembro de 2024, que traz segurança jurídica e representa uma solução definitiva e eficiente para os atingidos.
Dentro desse esforço, o Programa Indenizatório Definitivo (PID) já recebeu mais de 80 mil requerimentos desde sua abertura, em 26 de fevereiro deste ano, demonstrando o avanço concreto na reparação. Além disso, 26 municípios aderiram ao acordo brasileiro, fortalecendo as condições para políticas públicas que permitam a abertura de novos empregos, a geração de investimentos e a melhoria da qualidade de vida de suas populações.
De outro lado, o processo em andamento no Reino Unido vende ilusões, uma vez que trata de questões já resolvidas no Brasil. Além de ser complexo e prolongado, apresenta um alto grau de incerteza para pessoas, empresas e municípios, diferentemente do que foi construído com responsabilidade, seriedade e transparência no País.”
FONTE: www.uol.com.br
Vivemos em um país onde o direito do cidadão não elevado sério, pois, se fosse não teríamos buscado guarida em um tribunal do exterior.
Ós advogados da Pogust tem razão em dizer que a BHP e Vale não indenizaram praticamente um terço dos atingidos e o pior é que às tais plataformas criadas antes pela fundação Renova indenizaram pescadores informal e formal, pagaram o Afe e lucro cessante para várias categoria ( pescadores informal e formal, arreios, faiscadores, e etc. Más antes deveriam entender que deixaram a desejar por ter negado direitos de milhares de atingidos que por justiça deveriam ser indenizados, na minha cidade indenizaram grande parte dos moradores com um mil reais e ós que receberam ós mil reais não foram avisados que ao aceitar mil reais estariam abrindo mão dos seus direitos futuros e à cada rodada de indenização estamos descobrindo o quando foram injustos com milhares de pessoas atingidas e cada um desses atingidos tiveram prejuízos iguais ou pior e a BHP, Vale e Samarco além de ter indenizado com um valor humilhante muitos foram obrigados a contratar um advogado que cobraram seus horários e tivemos que pagar para o advogado 20 a 30 porcento do valor da indenização de um mil reais isso depois de ter aceito o valor da indenização só recebemos dois a três meses depois, até 2023 muitos pescadores informal foram indenizados e outros foram empurrados para a fila de espera que na verdade era um modo de fazer à pessoa se cansar e um a dois anos depois tiveram o direito de receber à indenização Negados, quem vendeu e ainda vendido sonhos ou melhor vendendo pesadelos é a BHP e a Vale que usam a prática da enrolação e canseira em quem tem sofrido muito e merecem serem tratados como gente e principalmente terem seus direitos respeitadas e reconhecimentos.
Estas duas empresas anglo australiana são uma vergonha,ao longo de 10 anos deram aos atingidos uns míseros reais,deixaram a população com sede,contaminaram o rio doce com metais pesados e arsênio,acabaram com a pesca,com os peixes,com fauna ao redor do rio doce,em Regencia ÉS,antes a gente surfava no no mar hoje é lama pura.
Os agricultores não podem irrigar seus cafezais com a água do rio doce porque a lama impede a fotosíntese e mata o café.São 10 anos sem um pai poder ensinar o filho a nadar porque o rio está contaminado,agora querem fazer uma indenização definitiva no Vale de R$35.000 reais para o povo nunca mais exigir nada.Este país é uma vergonha.Todo o nosso sistema está corroído pela corrupção,o pior de tudo é ouvir o absurdo destas empresas,vale e BHP,inglesas dizerem que a ação da Inglaterra é uma ilusão.Na verdade é a nossa única e última chance.Deus nos livre desta BHP e Vale do Rio doce.
Levam todo o nosso ouro e pedras preciosas e o minério de ferro e agora matam nosso rio nos deixando com uma água contaminada. Deus nos livre desta corrupção e salve a ação na Inglaterra.
Eu não sei que responsabilidade e transparência que essas empresas estão agindo pois estão indenizando algumas pessoas sendo que em pequenos municípios todos sofreram igual acho que se uma cidade tem dez mil habitantes e sofreu todos deveriam ser indenizados. E tem muitos que não sofreu nada e está recebendo e até muito. Cidades que não acha peixe nem para remédio pra comprar cheia de pescadores.
Alguém sabe dizer se Canavieiras Bahia vai receber por esse desastre? Uma associação estar fraudando documentos para poder receber
Os advogados da mineradora tinham que ir em canavieiras Bahia procurar por Reginaldo Clarinho e questionar ele por que ele cobrou 100 reais por pessoa pra entrar com a ação na justiça inglesa se aqui é extremo sul baiano e não teve nenhum rejeito do desastre aqui
Eu moro em canavieiras Bahia e aqui não foi atingido por esse desastre mesmo assim centenas de pessoas entraram com ação contra a mineradora acho errado isso o povo se aproveitando de um desastre para receber indenização por algo que nem foi afetado
Essa Justiça , não passa daquilo, tira suas próprias conclusões…isso sim, ñ passa disso! Imaginam que toda essas inudações , tem o mesmo propósito…Derramar mais rejeitos dessas mineradoras cretinas , Elas estão acabando com estado de Minas Gerais…Esses governos palhaços , ñ fazem nada pra proteger o estado e nem o povo sofrido, que até os dias de hj, sofrem com a merda de comprar agua mineral até os dias de hoje…Quem ñ podem comprar que se lasquem! É isso que esses CRETINOS E DONOS DESSAS MINERADORAS ASSASSINA SE COMPORTAM!! Gongonhas está na mira de outro próximo desastre…Esperam e verão!! Absurdo isso!! Nenhuma autoridade fazem nada!! O Rio Doce , está até os dias de hj , do mesmo jeito, foram feito alguma coisa pra limpar e resolver a situação do Rio Doce?! NÃO! Eles acham que esse valor resolve tudo!! Essas mineradoras sem vergonha, cretina , deveriam indenisar o povo de minas Gerais com água mineral enqto elas existirem no estado…Deveria ser lei!! Ah, lembrei , cadê a lei desse país? Que o povo se lasquem! Essa casa da Mãe Joana Chamada Brasil…!!!
Povo brasileiro, Brasil lindo maravilhoso, têm tudo, só não tem amor ao próximo quê vergonha, Deus está vendo tudo, corruptos a casa vai cair Deus não dorme, não é só vcs quê tem família não, somos uma criação de Deus, vamos dividir igual
A única esperança que temos hoje é a ação da Inglaterra se eles da Samarco está falando isto é porque sabe que vai perder !
Infelizmente a justiça brasileira só interessa pelos seus interesses, governo estadual e brasileiro só pro benefício próprio enquanto muitos atingidos sofrem e lutam pelo seus direitos ,o direitos dos atingidos agora está no poder do governo estadual, brasileiro, e municipal, esta é a triste realidade, por isso os atingidos têm sim que lutar pelo seus direitos, ser não o dinheiro vai ficar nos cofres daqueles que não merecem ficar, fica a dica
São uns criminosos que aproveitam da injustiça brasileira para prejudicar o atingido deveria estar presos seu covardes de merda
Boa tarde!
Sou da cidade de Governador Valadares, Minas Gerais!
Depois do desastre com rompimento da barragem de fundão, nunca pude pescar nos finais de semana, compro água mineral até hoje, as roupas que são lavadas na minha casa ficam com odor, isso quando não ficam amareladas.
Todas às vezes que tem enchente na minha cidade, as ruas, as casas ficam cheias de lama podre com minério, demora meses pro mau cheiro sair da cidade, não existe transparência por parte de órgão algum em falar como está a qualidade da água, se os peixes estão contaminados ou melhor, estamos as escuras!
E imoral o que essas mineradoras estão fazendo com o cidadão mineiro, não existe se quer, qualquer tipo de levantamento se as pessoas estão adoecendo do período do desastre com rompimento dessa barragem de rejeitos até o momento, devido ao consumo dessa água do * Rio doce*, todas as vezes que lavo a caixa d’água, está cheia de minério com um odor insuportável.
O que essas empresas estão tentando empurrar de goela abaixo com uma miséria de indenização, na paga o gasto que estou tendo com água mineral até hoje, o cidadão mineiro está desamparado e adoecendo com o consumo dessa água, principalmente o cidadão mais carente que não condições de custear a compra de uma água mineral.
Alguém já foi nos hospitais fazer um levantamento onde fazem hemodiálise ou outras doenças relacionadas , danos no fígado, pâncreas ou cerebral?
Não ouço e nem vejo nem uma autoridade competente dar qualquer tipo de esclarecimento sobre qualquer assunto relacionado a tudo que citei anteriormente.
Só deixo o meu desabafo, estamos desampados.
Esse Reginaldo Clarindo cobrou 100 dos pescadores falando que casa vai receber 100 mil por esse desastre em Canavieiras. O Ministério Público Federal precisa investigar isso.
A ação na Inglaterra é tão desfaravel a elas que para aderir ao PID no Brasil deve se assinar termo de desistência de qualquer outra ação movida nacional ou internacionalmente. Acredite esta pseudo justiça brasileira não tem moral nenhuma haja vista do estupro do devido processo legal e da constituição do nosso país. Pseudo democracia!
Eu tentei a justiça brasileira através de um processo contra Samarco sobre a qualidade da água na minha cidade,e a falta de água na data ocorrida perdi pq não as testemunhas nao foi suficiente tinha q ter ocorrência do fato,noticiário enfim,a copasa ganhou a causa pq alegou q nao ficamos sem água,e graças a Deus temos a inglaterra pelo o povo e governo só conhece o povo nas eleições 🙄
Samarco e Vale estão junto as organizações brasileiras tentando se safar do prejuízo ambiental, econômico e personalíssimo junto a todos que foram afetados. É mais fácil manipular internamente, então, que a Inglaterra faça o que as autoridades brasileira não fizeram e não fazem. Tem muita gente que foi esquecida e tomou prejuízo, com a vida, material e de renda (trabalho). Assumir o erro é realmente difícil.! Que pague a todos, e que a decisão seja de fora, pois neste país não existe lei! Triste, mas real.
Verdade, sendo que até hoje dá de madrugada e não tem água aqui na minha cidade (Resplendor-MG), pois segundo eles, é retirada de uma fonte alternativa… tudo mentira, devem tirar do rio mesmo
Governo federal aliado com STF. O Brasil não é confiável, a justiça é como martelo sem cabo quando caí na água. Não te dá garantia de nada, não pune os culpados, não está em preocupo em fazer seu papel. Pode parecer uma Utopia, para nós atingido é um luz no fim do túnel, que para o governo seria como tapa na cara é uma vergonha ter que reconhecer que a justiça pode está longe daqui. BhP e Vale é a única que tenta acreditar no justiça brasileira, porém os atingidos descobriram seu calcanhar de aquiles, na Justiça inglesa