O janeiro muito chuvoso no Espírito Santo mereceu ontem (7/01) um alerta especial para grandes acumulados nos próximos dias, feito pelo governador Renato Casagrande. Ele pediu cuidado à população para proteger a vida e o patrimônio de cada um. Veja o vídeo no final da matéria.
Em Baixo Guandu, a Climatempo prevê grandes acumulados para hoje (68mm) e quinta-feira (61mm), mas a chuva prossegue na sexta-feira (9mm) e no sábado (5mm). Confirmada a previsão, serão 144mm em apenas quatro dias, um volume capaz de provocar muitos transtornos.
No começo desta semana já circularam vídeos nos grupos de whatsapp com chuvas fortes no interior de Baixo Guandu, especialmente na região do distrito de Vila Nova do Bananal, onde um córrego na sede transbordou e invadiu residências e até uma igreja.
Uma moradora do interior do distrito, pequena produtora rural, explicou que em janeiro, em apenas 7 dias, já choveu 130mm. Esta mesma produtora registrou , em um pluviômetro do seu sítio, 1.697mm de chuvas durante todo o ano de 2024. A região de Vila Nova do Bananal é de pouca chuva (média anual de aproximadamente 700mm), mas nos últimos meses viveu uma situação bem diferente, favorecendo as atividades agropecuárias.
Segue o vídeo do governador Casagrande alertando para as chuvas dos próximos dias:
Distritos alagados
As fortes chuvas desta semana em Baixo Guandu causaram transtornos especialmente no interior do município, conforme os vídeos abaixo, com alagamento na rua principal do distrito do km 14 e igreja tomada pela água no distrito de Vila Nova do Bananal.
Águas baixando
Na sede do km 14, que amanheceu com a rua principal alagada , as águas já baixaram, o mesmo ocorrendo no distrito de Vila Nova do Bananal.
Muitas estradas no interior estão em condições difíceis de passagem em consequência das chuvas fora da normalidade, com a Prefeitura informando que está socorrendo os pontos mais críticos. Porém permanece a preocupação com novas chuvas no restante da semana.