O prefeito e o vice eleito, além dos 13 vereadores escolhidos na eleição de outubro último vão tomar posse nesta quarta-feira ( 1/01), no auditório do SESC a partir das 10 horas da manhã, mas o que está despertando mais atenção é a escolha da nova mesa diretora da Câmara Municipal para o biênio 2025/26.
A expectativa é que haveria um consenso em torno de uma chapa única, porém vai haver disputa: uma chapa está registrada tendo como candidato a presidente o vereador Eliseu Siqueira; e outra chapa tem no comando o vereador Clóvis Pascolar.
Os dois são aliados do prefeito Lastênio Cardoso, que aparentemente está se mantendo mais distante da disputa para evitar constrangimentos, mas pode decidir na última hora em apoiar uma das chapas.
Tudo indica que Lastênio Cardoso apoia para presidente o vereador Eliseu, que registrou como vice o vereador eleito Wladimir Rocha e como secretário Romilson Araújo. Porém a chapa encabeçada pelo vereador Clóvis Pascolar conta com Juscelino Henck na vice-presidência e Sueli Teodoro como secretária. Esta chapa contaria com o apoio do professor Messenas, de Jean Coelho e ainda do vereador Zé Roberto. Restaria o apoio de apenas mais um voto para ganhar a mesa diretora.
Apoio do prefeito
“O futuro presidente da Câmara virá das mãos do prefeito Lastênio, que ninguém duvide disso. Ele tem habilidade para lidar com os vereadores e o vereador Eliseu Siqueira deve ser escolhido presidente”, explicou ontem uma fonte ligada ao meio político com trânsito na Prefeitura.
Mas e se o prefeito Lastênio não se intrometer na escolha da mesa diretora? Neste caso, vai falar mais alto a capacidade de articulação dos candidatos a presidente Eliseu Siqueira e Clóvis Pascolar. Clóvis teria seis votos garantidos, faltando apenas um; já Eliseu teria também seis, e este último voto vai ser objeto de muita disputa.
A eleição para a nova mesa diretora da Câmara Municipal ocorre logo depois da posse dos eleitos, para o mandato de quatro anos (2025/28).