Uma reportagem feita em 1987 pela TV Educativa do Espírito Santo, voltou a circular na cidade resgatando as conquistas de Baixo Guandu na primeira gestão do prefeito Chico Barros, destacando o Projeto Espaço Novo, que atendia a 400 crianças e adolescentes da cidade e também a construção de casas populares, que hoje é o bairro Santa Mônica.
O candidato a prefeito Neto Barros, filho de Chico Barros, divulgou um vídeo em suas redes sociais, assumindo o desafio de recriar em Baixo Guandu o projeto Espaço Novo, que marcou época na cidade pelo alcance social que representou para a época.
O vídeo é antigo, com alguma deficiência em imagem e som, mas vale a pena recordar a reportagem feita pela TV Educativa em Baixo Guandu em 1987:
Baixo guandu melhorou bem hein ,hj em dia criança n pode trabalhar,só pra lembrar,hj se existisse a chácara seria trabalho escravo,então n culpe a gestão atual.
Depois do prefeito Chico Barros tiveram outros prefeitos que não deram importância pra esta Escola e Fazenda Modelo. Nunca me esqueço do elogio feito por um professor na sala de aula a respeito dessa EFM, isto foi quando eu fazia faculdade em Colatina. Me orgulhei muito com o elogio daquele professor a respeito da minha cidade BG. Ele dizia: O estado deveria fazer em todas as cidades.
Bons tempos para as crianças naquela época que deixou saudade. Mas no segundo mandato do Chico Barros já começou cair a qualidade. Alí era uma Escola e uma Fazenda Modelo. O prefeito Neto Barros esteve na prefeitura dois mandatos consecutivos e não fez nada para salvar esta Escola e Fazenda Modelo? Agora o terreno está ocupado
Melhor prefeito, nunca mais teve outro,nem o filho conseguiu fazer igual,eu me lembro de merendar nessas bandeijas no colégio são Vicente
O melhor prefeito que Baixo Guandu já teve , e depois dele foi o Neto Barros.
me lembro horta comunitário no campo Manoel carneiro